sexta-feira, 6 de março de 2015

Secretaria de Saúde atende Assistência Farmacêutica com Fitas de Glicemia

A Secretaria Municipal de Saúde de Paraíba do Sul continua atendendo no último dia 24 de fevereiro fitas de glicemia que são fornecidas para pacientes diabéticos. A Secretaria recebeu 680 caixas, com um total de 34 mil fitas reagentes da medida de glicemia e equipou a Assistência Farmacêutica do município com o material. O objetivo da Secretaria de Saúde é continuar fazendo o controle da doença, prevenção de complicações, e oferecendo todos os pacientes diabéticos um atendimento de qualidade.
A Secretaria ressaltou que as fitas de glicemia são exclusivamente para pacientes diabéticos insulino-dependentes. Para recebê-las mensalmente o paciente precisa estar cadastrado no programa. Além das tiras, é fornecido também o aparelho de medição de insulina aos pacientes.
O paciente que deseja se cadastrar precisa apresentar o laudo médico do Endocrinologista no Posto de Saúde da Família (PSF) do seu bairro, onde é realizado o cadastro. Logo é fornecido o aparelho de medição de insulina ao paciente, que em seguida começa a receber mensalmente as fitas glicêmicas.
Atualmente são atendidos 429 pacientes no município com fitas de glicemia, além dos pacientes do Lar Vicentino e Seminário que também são abastecidos pela Secretaria de Saúde com o medicamento.
A distribuição das fitas de glicemia acontece na Assistência Farmacêutica, localizada na Avenida Ayrton Senna, nº 40, centro, de segunda a sexta - feira, das 8h às 17h.

“É importante o paciente saber fazer o uso correto das fitas de glicemia para não haver erro ou desperdício. Primeiramente é necessário inserir uma tira para teste no aparelho de glicemia para ligar. A punção da gota de sangue deve ser feita no dedo, preferencialmente na parte lateral. Depois limpar o local a ser puncionado com álcool 70% e algodão, e posicionar o lancetador firmemente no local a ser puncionado. Pressionando o botão de disparo, logo o usuário ouvirá um clique, indicando que a punção foi feita. Depois aproximar suavemente a amostra de sangue à tira teste. Aguardar 10 segundos até que a leitura da glicemia seja feita pelo aparelho” - instruiu a Secretária de Saúde Maria Cristina Silvas Souza.

Fonte: Secom PMPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.