sábado, 7 de março de 2015

As 8 Mulheres: “A luta do século XIX e o reflexo nos dias atuais”


8 Mulheres. 8 de Março. Nosso portal preparou uma homenagem muito importante para homenagear todas as mulheres brasileiras pelo Dia Internacional da Mulher. Fizemos questão de escolher a dedo mulheres simples da sociedade, porém que espelham perfeitamente o reflexo da luta feminista em 1857 na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.
            O tema deste ano é “A luta do século XIX e o reflexo nos dias atuais.”. Para quem conhece a razão desta data, fica fácil descobrir o motivo de sua escolha. Foi exatamente em 8 de Março de 1857, ou seja, há 158 anos que uma greve criada por operárias norte-americanas de uma fábrica de tecidos deram o primeiro passo para a intensa luta de igualar os direitos femininos no mercado de trabalho.
            A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
            No século XXI, nos deparamos com grandes avanços nos direitos trabalhistas às mulheres. Embora ainda não haja a mesma garantia salarial e, em alguns setores, o mesmo respeito e prestigio que as mulheres merecem, grandes passos foram dados. Hoje, é possível uma mulher arrumar emprego, ser independente, se especializar em alguma profissão e, como é comum, alcançar cargos maiores dos que os homens ocupam. O maior exemplo disso está na política, afinal a presidente da república é mulher.
            O portal Paraíba do Sul Agora é um meio de comunicação popular, muito focado em registrar o momento de alegria das pessoas e divulgar os principais assuntos de relevância da sociedade. Escolhemos pessoas que fazem parte da vida da população, trabalham diariamente e não possuem reconhecimento, atendem com simpatia e educação, lidam com as pessoas todos os dias e merecem ser valorizadas.
            As mulheres sulparaibanas possuem o sangue de lutar. Lutar para serem boas mães, boas profissionais, boas esposas e pessoas de bem na sociedade. E são a essas mulheres guerreiras que nós não deixamos nunca o dia 8 de Março passar em branco.
            Que as 8 mulheres que escolhemos tenham sido bem selecionadas e se identifiquem com cada guerreira que nos lê neste momento. Que a característica de luta, garra, dignidade, esforço e trabalho sejam espelhos de suas características, pois nosso maior objetivo é mostrar a todos o quanto é importante valorizarmos o sexo feminino.


Por ANDRÉ SALGUEIRO – Redação | Paraíba do Sul AGORA

Um comentário:

  1. Olá André. gostei muito das palavras dirigidas a mulher, também da forma como fizeste tal homenagem,ou seja, destacando e valorizando cada uma em sua importante missão social. O mundo precisa de todos e todas nós. Um abraço! Maria Cândida Leal Cordeiro.

    ResponderExcluir

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.