sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Secretaria do Ambiente e Agricultura realiza trabalho de orientação para produtores rurais de Paraíba do Sul

Os produtores rurais de Paraíba do Sul receberam, na manhã do dia 10 de fevereiro, a visita da Médica Cubana, Dra. Tamaris Gonzáles Almeida e da equipe da Secretaria do Ambiente e Agricultura. O objetivo da visita foi orientar os produtores sobre o uso abusivo de agrotóxicos.
A iniciativa se deu após levantamento da produção agropecuária do município, que apontou a falta de planejamento de alguns produtores rurais na utilização deste produto.
Segundo a Secretaria responsável, foi realizada uma reunião com a Secretária de Saúde, Maria Cristina Silva Souza, e a mesma disponibilizou uma médica, para dar orientações sobre o mau uso do agrotóxico e os males que o mesmo acarreta à saúde.
Serão realizadas algumas fases para a orientação destes produtores e a primeira delas se deu nas localidades de Sertão do Calixto, Sardoal e Rio Manso e se estenderá a outras comunidades.

O objetivo do trabalho consiste em atualizar os profissionais da área nas questões relacionadas aos riscos e a exposição aos agrotóxicos; realizar diagnóstico através de questionário com os trabalhadores rurais; promover a consciência ambiental e sanitária e principalmente, fomentar o uso de alternativas e práticas ecologicamente corretas, além discutir junto aos pequenos e grandes produtores e demais interessados, a importância do uso de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) de maneira correta e o descarte das embalagens vazias de agrotóxicos, nos locais onde foram compradas.
O produtor rural Aécio Manso Lima, que cultiva Maracujá, ressaltou a importância deste trabalho realizado através da secretaria de Agricultura nas áreas rurais de Paraíba do Sul.

“Muitas vezes o que nos falta é orientação. Por isso é importante o trabalho realizado pela Secretaria do Ambiente e Agricultura, dando mais segurança a todos que tiram da terra seu sustento” Disse o produtor.

Fonte Secom PMPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.