segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Diabéticos e hipertensos recebem atenção especial da Secretaria de Saúde de Paraíba do Sul

A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando, nos últimos dois anos, um trabalho especial através do Nasf (Núcleo de à Saúde Apoio a Família), para pacientes com hipertensão e diabetes em todas as unidades de saúde de Paraíba do Sul.

Através de equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, educador físico, nutricionista e terapeuta ocupacional, os pacientes recebem ações de cuidados que visam à manutenção da saúde preventiva, tais como atividades físicas e alongamentos, terapias ocupacionais e trabalhos manuais, além de toda orientação especificamente dedicada à pacientes com hipertensão ou diabetes nos PSF’s (Posto de Saúde da Família).

Os participantes dos programas preventivos são informados sobre como fazer mudanças em seus hábitos de vida, como ter uma alimentação adequada, como manter o peso na faixa normal e como fazer atividade física regularmente, controlando assim a utilização de medicamentos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que existam 11 milhões de portadores de diabetes no Brasil, sendo que 7,5 milhões já sabem que tem a doença. Em todo o mundo, há 246 milhões de pessoas com diabetes. Até 2025, esse número deve chegar a 350 milhões, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF).


Números da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que há cerca de 600 milhões de hipertensos no mundo. A doença atinge, em média, 25% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e, surpreendentemente, a 5% dos 70 milhões de crianças e adolescentes no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). 

Fonte: Secom PMPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.