quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Vassouras escolhida para sediar evento que marca dez anos do Curso de Pós Graduação do IPHAN

O curso de Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN possui em sua grade uma série de oficinas, que incluem palestras e visitas técnicas, que em geral ocorrem em cidades históricas, oferecendo assim a oportunidade dos alunos conhecerem prédios e cidades já tombados pelo Instituto.

Esse ano, em que o curso completa uma década, por algumas razões a cidade de Vassouras foi mais uma vez eleita para receber o grupo. Segundo Lia Motta, coordenadora do Mestrado, o centro histórico da cidade, o clima ameno, a oferta de boas acomodações, as fazendas da região e estar localizada no Vale do Paraíba, região de grande importância histórica, foram alguns dos pontos que definiram a escolha.
 
Outro motivo é o fato de Vassouras ter obras do PAC-Cidades Históricas em andamento, o que possibilita que os alunos conheçam o funcionamento do Programa e vejam na prática o desenvolvimento dos projetos. Entre as  44 cidades selecionadas, Vassouras foi a única do estado fluminense, fora a capital, a receber investimento do PAC para restauração dos seus prédios históricos; entre eles o Casarão da Casa de Cultura, o Museu Casa da Hera e a Casa do antigo Barão de Vassouras, hoje sede do IPHAN.


O programa da oficina irá até o dia 6 de dezembro e contará com apresentação de trabalhos de ex alunos,  palestra do professor da USP Ulpiano Bezerra de Meneses sobre “Interdisciplinaridade e preservação do patrimônio cultural” e do arqueólogo Rui Gomes Coelho sobre o tema “Arqueologia e a Paisagem do Café”, apresentação dos trabalhos do Escritório Técnico do IPHAN e desenvolvimento do PAC-Cidades Históricas na cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.