quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Primeiro Encontro do COGEM regional sul acontece em Paraíba do Sul


Aconteceu nessa quarta-feira, 12 de novembro, no Theatro Municipal Mariano Aranha de Paraíba do Sul o Primeiro Encontro de Comitês de Gestores de Microbacias Hidrográficas (COGEM) regional sul. O encontro foi promovido pela Secretaria do Ambiente e Agricultura de Paraíba do Sul e Programa Rio Rural, e teve objetivo de reunir e promover a troca de experiências entre cinco Comitês COGEM regional sul. Além disso o programa tem foco social, tendo trabalhos na área de artesanato e de turismo, trabalhos sociais, mostrando que o Rio Rural é um trabalho de melhoria da microbacia, não só de melhoria da agropecuária.
O Rio Rural que é um programa do Banco Mundial, que faz os investimentos através da superintendência de desenvolvimento sustentável do Estado, sendo executado pela Emater e tendo em cada município parcerias das prefeituras e de algumas instituições.
 

O evento contou com a presença da Secretária do Ambiente e Agricultura Nathália Mafra, a Subsecretária de Agricultura e Agropecuária, Maria Fernanda Cunha, o Supervisor Local da EMATER, Geraldo Rivello Pereira, os Assessores Técnicos Regionais, Nelson Pentagna, Rafael Pereira, Júnior, Paulo Rudinei, as gerentes estaduais de projetos sociais, Cristiane Mendonça, Rosani entre outros representantes das microbacias de Paraíba do Sul, Petrópolis, Rio das Flores, Paty do Alferes e Miguel pereira.
Na ocasião, representantes das microbacias trocaram experiências e apresentaram trabalhos em grupos realizados pelo programa Rio Rural, quando destacaram a importância e benefícios do desenvolvimento rural sustentável. O programa Rio Rural objetiva levar desenvolvimento ao produtor rural de forma sustentável visando à preservação dos recursos naturais.
Ao final do evento foi servido um delicioso coffee break feito por Kátia Decorações e Buffet.
 

O projeto teve início em Paraíba do Sul em maio de 2014, em duas microbacias, sendo a do Rio Fagundes – que engloba as comunidades de Rio Manso, Sardoal e Rio Acima, além das microsbacias do Córrego da Cruz, que abrange a comunidade de Sebollas. O projeto também foi instalado em outras localidades da nossa região como,  Paty nas microbacias de Avelar, Coqueiro – Rio Pardo, em Rio das Flores nas microbacias de Jequitibá – Areais, Manoel Pereira, em Petrópolis nas microbacias de Bonfim, Caxambú. Para desenvolver os projetos que irão beneficiar os produtores das microbacias envolvidas é formado, em cada microbacia, um conselho gestor do COGEM. As pessoas desse conselho representarão todo o grupo.
 

Para a secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra, o programa é de grande importância para o município, pois vai desenvolver a produção de forma conservacionista e incentivar o associativismo nas comunidades envolvidas nas diversas cadeias produtivas. “Essas ações são de relevância fundamental para a conservação do meio ambiente, o que influencia diretamente na qualidade de vida da nossa população”, finalizou.

Visite a galeria de fotos clicando em "Mais informações".


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.