segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Ecovila foi inaugurada em Paraíba do Sul


Em janeiro do ano de 2013, foi dado início ao projeto de implantação do Condomínio Agroecológico Águas Frias, quando foram selecionados os beneficiados e feita a aquisição de propriedade para posterior transferência aos mesmos, que pagarão por ela em diárias de trabalho durante um período de cinco anos. O projeto teve acompanhamento do Escritório local da EMATER de Paraíba do Sul, RJ.
No último sábado, 06 de setembro, o projeto, que reúne 19 famílias de agricultores, foi inaugurado em Sebollas, no 3º Distrito de Paraíba do Sul. Fruto de uma iniciativa pioneira do médico psiquiatra Dr. Paulo Becker, a ecovila insere na sociedade sul-paraibana um novo conceito de formação social baseada no fortalecimento da agricultura familiar a partir da construção de moradias, produção de alimentos agroecológicos e valorização do cidadão do campo.
Estão envolvidos no projeto a Prefeitura Municipal - apoiando no acesso à infraestrutura, na reunião da documentação, no desenvolvimento do projeto de construção das moradias que serão entregues à Caixa Econômica Federal para o acesso ao Minha Casa Minha Vida Rural. A EMATER-Rio, que atua no fornecimento de assistência técnica e extensão rural e com a implantação do Programa Rio Rural. O Sindicato Rural de Paraíba do Sul, que auxilia no amparo ao produtor rural fornecendo apoio jurídico e contábil. O SENAR-Rio que vem atuando na capacitação dos produtores. E o SEBRAE, que juntamente com a Fundação Banco do Brasil e o BNDES, fornece os kits de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, conhecidos como PAIS, e assistência técnica.
O evento foi marcado por um clima de grande satisfação e emoção por todos os presentes. Na ocasião compareceram os agricultores familiares que estão inseridos na proposta da Ecovila, o Dr. Paulo Becker e familiares, a secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra, a subsecretária de Agropecuária Maria Fernanda Cunha de Andrade, os vereadores Mário Sérgio e Maninho Magdalena, da Emater estiveram presentes o supervisor local Geraldo Rivello e o técnico Junior Florenzano. Representando o SEBRAE-RJ estiveram o gerente regional Jorge Luis Gomes de Pinho e o gestor Estadual do projeto PAIS Marcos Gentil.
Este modelo de Condomínio é considerado pelas instituições envolvidas como pioneiro em todo o Brasil por sua relevância ambiental, social e econômica, uma vez que beneficia diretamente a agricultura familiar, colocando o município em evidência nacional. Atualmente o projeto encontra-se em fase de capacitação para a implantação das unidades de produção, preparo da área de construção das habitações, tendo o projeto técnico arquitetônico já sido elaborado e aprovado e o projeto técnico social em avaliação.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.