sexta-feira, 22 de agosto de 2014

38º Batalhão da PM comemora aniversário com almoço de gala


O 38º Batalhão da Polícia Militar, responsável por atender os municípios de Paraíba do Sul, Três Rios, C. Levy Gasparian e Areal. Para comemorar a data, a companhia realizou um almoço para os PMs, familiares e autoridades políticas e militares.
Em 11 de junho de 1976 foi criada em Paraíba do Sul a 2ª Cia do 10º BPM, que tinha sede na Rua Antônio César de Oliveira, n° 100, no bairro Bela Vista com a finalidade de prover, de modo mais sólido, a segurança pública na área que compreendia, na época, os municípios de Paraíba do Sul, Três Rios e Sapucaia.

Com o passar dos anos, o desenvolvimento dos municípios e a emancipação político-administrativa de Areal e Comendador Levy Gasparian, antigos distritos de Três Rios, fez com que houvesse a imperiosa necessidade de expandir também a estrutura do policiamento da região.
Sendo assim, foi criado pela resolução SSP nº 488, de 19 de outubro de 2001, e inaugurada no dia 20 de janeiro de 2002, a sede da 11ª CIPM, localizada no Bairro Boa União, em Três Rios/RJ, a qual veio atender o anseio antigo da população local, que teve como seu único Comandante o Maj. PM DalmoSiqueira Gomes. O 38º BPM Foi criado a partir da transformação da 11ª CIPM, conforme Resolução SSP nº 556 de 16 de agosto de 2002, tornada pública no Diário Oficial nº 156 de 20 de agosto de 2002, publi-cada em Bol. Da PM nº 093 de 23 de agosto de 2002.

O Primeiro Comandante do 38º BPM foi o então MAJ PM DALMO Siqueira Gomes, no período de 20 de janeiro de 2002 a 29 de janeiro de 2003.
Atualmente, o 38º BPM é comandado pelo TEN CEL JOSÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA JÚ-NIOR. Sua sede está situada na Estrada União Indústria, 250, KM 125-Boa União, Três Rios/RJ.
Subordinado ao sétimo Comando de Policiamento de Área (7º CPA), sua área de atuação com-preende os municípios de Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, Sapucaia e Comendador Levy Gasparian, que totaliza uma população de 155.644 habitantes numa área de 1.612,4 km2, com uma densidade demográfi-ca de 96,5 hab./km2.

O 38º BPM faz fronteira ao norte com o Estado de Minas Gerais, através de acidentes geográfi-cos (Rio Paraibuna e Rio Paraíba do Sul) e dos municípios de Santa Rita de Jacutinga, Santa Bárbara do Monte Verde, Além Paraíba (21º BPM – Ubá – Polícia Militar do Estado de Minas Gerais – PMMG), Simão Pereira e Matias Barbosa (27º BPM Santa Cruz – Juiz de Fora – PMMG), ao Sul com os municí-pios de Vassouras, Miguel Pereira, Paty do Alferes e Rio das Flores (10º BPM – Barra do Piraí – PMERJ) a Leste com os municípios de Petrópolis, São José do vale do Rio Preto (26º BPM – Petrópolis – PMERJ) Sumidouro e Carmo (11º BPM – Nova Friburgo – PMERJ).

O Município de Três Rios foi escolhido para acolher a sede do 38º BPM, devido a sua importância estratégica, visto ser o maior entroncamento Rodoferroviário do país, considerado por Juscelino Kubitschek como “a esquina do Brasil” e ainda por ser o município de maior importância sócio político econômico da região.

O Brasão da Unidade mostra uma característica da geografia do município de Três Rios (o Paraibuna, procedente do Estado de Minas Gerais, o Piabanha do Estado do Rio de Janeiro e o Paraíba do Sul que tem sua nascente na Serra da Bocaina no Estado de São Paulo) os quais formam o único delta triplo do mundo.
































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.