segunda-feira, 2 de junho de 2014

Sesc realiza 2ª edição da mostra de teatro Paraíba Cena Sul, com apresentações gratuitas de peças nacionais e internacionais


A 2ª edição da mostra de teatro Paraíba Cena Sul acontece de 31 de maio a 8 de junho, na cidade de Paraíba do Sul. Realizado pelo Sesc Três Rios, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul, o festival terá espetáculos de teatro nacionais e internacionais, oficinas, exposição e um encontro com o ator Armando Babaioff, indicado duas vezes ao Prêmio APTR por sua atuação nas peças “O Santo e a porca” e “Na solidão dos campos de algodão” e conhecido na TV pelos trabalhos nas novelas Ti Ti Ti e Sangue Bom (TV Globo). Toda a programação é gratuita. 
 Ao todo, serão 22 apresentações teatrais. A maior parte será realizada no Teatro Municipal Mariano Aranha, no Centro. Para essas sessões, haverá distribuição de senhas uma hora antes dos espetáculos. Os outros locais são a Praça Garcia, no Centro, o Parque Salutaris, o campo de futebol do bairro Liberdade e escolas públicas da região.
 Um dos principais objetivos da mostra Paraíba Cena Sul é aproximar o teatro da população, contribuindo para a formação de público consumidor de cultura na cidade. Além disso, queremos fomentar o intercâmbio entre companhias, artistas e técnicos, priorizando a troca de experiências e saberes entre os grandes centros e o interior - diz Joel São Tiago, técnico de Cultura do Sesc Três Rios e organizador da mostra.
 Entre os espetáculos selecionados destacam-se as peças “Juancho Barranco – Um gaucho a tranco”, da companhia Macaco Elétrico, que vem da Argentina especialmente para participar do evento, “R&J – Juventude Interrompida”, indicada aos prêmios Shell, APTR e Fita, e “Desamor”, um texto inédito de Walcyr Carrasco, autor de novelas como “Amor à vida” (TV Globo).
 Ao escolher os espetáculos, a principal preocupação foi oferecer ao público sul paraibano uma boa variedade de temas, gêneros, linguagens e histórias. Proporcionar, a cada dia, um encontro único, capaz de ampliar os limites dessa pequena e encantadora cidade - afirma Rodrigo Portella, diretor de teatro e curador da mostra Paraíba Cena Sul.
 Nos dias 7 e 8 de junho, artistas e estudantes de teatro terão a oportunidade de participar de uma oficina com o grupo argentino Macaco Elétrico, ministrada pelos atores Rosalia Jimenes, Brian Molfa e Tomas Yacachury, no Cinema Popular Nívea Stelmann (antiga Estação Ferroviária). As inscrições podem ser feitas na Fundação Cultural de Paraíba do Sul (Avenida Ayrton Senna, 238 / (24) 2263-1306).
 O público que for assistir aos espetáculos no Teatro Municipal Mariano Aranha também poderá conferir a exposição sobre o artista plástico Alberto Castilho, que fez cenografia e figurinos de peças da companhia Teatro Experimental do Sesc Três Rios, na década de 1980. A curadoria é de sua filha Agnes Castilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.