quinta-feira, 5 de junho de 2014

Prefeitura lança projetos que ajudarão o desenvolvimento ecológico de Paraíba do Sul


Paraíba do Sul implantou alguns programas que vão trazer benefícios ao meio ambiente em solenidade realizada na Praça Garcia na última quarta-feira (4). Com a presença de Índio da Costa, Christino Áureo, Carlos Francisco Portinho (Secretário de Estado do Ambiente), representantes do INEA e do Governo Municipal, a prefeitura lançou, oficialmente, os programas Rio Rural e Limpa Rio, que vão beneficiar as microbacias hidrográficas e o rio Paraíba do Sul, além do início da Coleta Seletiva Solidária, que passa a funcionar nesta sexta-feira (6).

Durante os últimos dias, a Praça Garcia também foi palco de diversas atividades pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, como oficinas de reciclagem, exposição de trabalhos escolares, doação de mudas e exposição de animais peçonhentos, realizada pelo Instituto Vital Brazil. Uma grande carreata também foi realizada para apresentar os veículos que chegavam à cidade para os programas anunciados.


Programas Limpa Rio e Rio Rural

Com total atenção ao rio Paraíba do Sul, foram lançados os programas Limpa Rio e Rio Rural, que terão ações em benefício direto ao rio e afluentes. De acordo com o Governo do Estado, serão realizadas ações como desassoreamento e limpeza do rio Paraíba do Sul e seus afluentes, além de córregos como o Ribeirão do Lucas, e a recuperação das 11 microbacias hidrográficas de Paraíba do Sul.

O programa Limpa Rio tem caráter preventivo, emergencial, itinerante e permanente, sendo realizado conforme demanda das prefeituras. As intervenções compreenderam o desassoreamento e a limpeza de leitos e margens, evitando perdas materiais e de cunho social, e tragédias ambientais. Para receber o Limpa Rio, as prefeituras devem se comprometer com medidas compensatórias como retirar moradias de áreas de risco e de APP (Proteção Permanente), melhorar a coleta de lixo, combater o lançamento de lixo nos rios, repor vegetação ciliar e nas áreas de nascentes. Tais ações são imprescindíveis para evitar que em pouco tempo os rios fiquem assoreados novamente.

O Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro – RIO RURAL - tem como grande desafio a melhoria da qualidade de vida no campo, conciliando o aumento da renda do produtor rural com a conservação dos recursos naturais. Para atingir este objetivo, desenvolveu uma estratégia de ação que utiliza a microbacia hidrográfica como unidade de planejamento e intervenção, envolvendo diretamente as comunidades residentes neste espaço geográfico.

Para Christino Áureo, tais ações são de extrema importância por Paraíba do Sul estar em uma região que precisa de atenção direta e imediata, sendo um trecho crítico: "Este trecho de Paraíba do Sul é considerado o mais crítico por onde o rio passa, porque é a região que mais é afetada por escassez de água ou enchentes quando há algum problema natural.
Vice-Prefeita Mariangela na plateia ao lado do povo

 É necessário ter atenção redobrada e fazer muito por aqui. Por isso, estamos trazendo programas como o Limpa Rio, que vai desassorear o rio e córregos de Paraíba do Sul e o Rio Rural, que será responsável pela recuperação das 11 microbacias do município", disse.

MAIS FOTOS MAIS INFORMAÇÕES
































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.