sexta-feira, 2 de maio de 2014

Rogério Onofre: o herói sulparaibano que o tempo jamais apagará

01 de Maio: o aniversário do prefeito mais trabalhador da história
01 de Maio de 1957. Nascia neste dia, em Paraíba do Sul, o político que se tornaria anos mais tarde o nome mais influente e comentado de sua cidade. Por ironia do destino, seu nascimento ocorreu no Dia Internacional do Trabalhador. Uma pena que a palavra “Trabalhador” não pudesse ter entrado em seu sobrenome.
            “Nós conseguimos resgatar a autoestima do povo. Nós conseguimos resgatar o orgulho de ser sulparaibano” – trecho do discurso de Rogério Onofre em um de seus comícios no ano 2000, onde foi reeleito com mais de 16 mil votos. E realmente, não dá pra contrariá-lo. Nossa população era acostumada com uma cidade estagnada, sem emprego, sem luz, sem vida própria, sem beleza, sem saúde, sem educação, sem asfalto, sem nada. Entrava prefeito, saia prefeito e tudo ficava estagnado.
           
Foi em 1996 que tudo começou a mudar. Numa eletrizante campanha, o simples corretor imobiliário que durante anos trabalhou na mercearia de seu pai, no bairro Grama, conseguiu lançar seu nome como pré-candidato a prefeito. Uma forte oposição tentou impedi-lo, chegando rejeitá-lo como vice-prefeito de certo político da cidade. Porém, com Rogério não existia a palavra ‘NÃO’, característica que foi a grande responsável por fazê-lo revolucionar nossa cidade. E, levantando as mangas da camisa, venceu e eternizou seu nome.
           
Rogério Onofre era diferente em tudo. Subia em trator, falava usando apelidos, gostava de fogos de artifício, fazia obras rápidas e com qualidade, se empenhava em deixar a cidade harmônica e bem estruturada, não tinha medo da Justiça, da burocracia e de político algum: simplesmente queria trabalhar e fazer o que achava que seria o melhor para a cidade. Muitas pessoas criticam até hoje essas características, porém eu lhe pergunto: se ele não fosse assim, ao qual eu chamo de corajoso, o que seria da nossa cidade?
            Rogério Onofre construiu praticamente tudo que existe de bom na cidade. Graças a ele, mais de 500 famílias ganharam casa própria, o asfalto chegou, a população utilizada o ônibus do povo, existia um restaurante popular com comida de qualidade a R$ 1,00. “Nós fizemos em 4 anos o que eles não fizeram em 40.”  - esse também é um trecho extraído do discurso de Onofre, que certamente dá arrepio aos seus admiradores até os dias atuais.
            No dia 01 de Maio, durante 8 anos do governo Rogério, diversas comemorações eram realizadas. O tradicional bolo gigante sempre era estendido e dado gratuitamente ao povo para comemorar seu aniversário. Neste dia do trabalhador, é impossível não desejar muita saúde, paz e alegria ao prefeito mais trabalhador da história de Paraíba do Sul.


Por André Salgueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.