terça-feira, 13 de maio de 2014

A importância da água mineral alcalina: com diversas propriedades medicinais, a água faz muito bem à saúde


Durante a visita da última quinta-feira (8), o lutador Vítor Belfort se mostrou impressionado pela oferta gratuita de águas minerais em Paraíba do Sul. O atleta explicou que consome regularmente a água alcalina, que tem um preço muito alto nos Estados Unidos, onde mora atualmente. Ao tomar conhecimento que a fonte do Parque Salutaris oferece a água de graça para toda população, Belfort fez questão de visitar o Parque e provar a água direto da fonte. Vítor recomendou a todos os atletas da Academia Vítor Belfort de Artes Marciais que consumam regularmente a água.

E é fato comprovado que a água alcalina faz bem à saúde. De acordo com a nutricionista Tatiana Carvalho, que trabalha na Policlínica Municipal de Paraíba do Sul, o consumo de água alcalina pode trazer diversos benefícios para a saúde, além de ter uma composição mais saudável que outras águas minerais, por exemplo: "A qualidade de água que consumimos é um dos principais fatores de prevenção de doenças, e a alcalinidade da água exerce importante papel na vida saudável. Está cientificamente comprovado que a estrutura molecular da água que circunda as nossas células determina, em última instância, saúde ou doença. Com uma água de qualidade, podemos melhorar nossa saúde, prevenir e auxiliar no tratamento de doenças. Vale ressaltar que á água alcalina possui um teor de cloro e flúor extremamente reduzido, e não possui metais pesados e compostos orgânicos indesejáveis", afirma a nutricionista.

Tatiana explica, também, que a água alcalina neutraliza o ácido nas células, aumenta os níveis de energia e metabolismo, além de ajudar o organismo a absorver os nutrientes de forma mais eficaz e ajuda no retardo do processo de envelhecimento: "Consumir uma água com PH maior que 7,0 (como a alcalina) neutraliza os efeitos de uma dieta ácida e reduz os sintomas de refluxo gastresofágico. Além disso, previne e auxilia no tratamento de problemas de tireóide; previne o câncer; previne o ressecamento dos cabelos, auxilia no tratamento da pele; previne e auxilia no tratamento da osteoporose; é um potente desintoxicante corporal; melhora a disposição e melhora a capacidade de memória", explica.

Recuperação do Parque Salutaris foi uma das prioridades do Governo Marcinho

Os elogios de Vítor Belfort confirmam a importância da ação do Governo Marcinho logo no início de 2013, quando começou a recuperação do Parque Salutaris e do fontanário, que estava há muito tempo abandonado. Além do trabalho de reflorestamento, equipes da Prefeitura fizeram uma limpeza completa nas fontes, que estavam tomadas de lama e barro e voltaram a oferecer as águas minerais alcalina, ferruginosa e magnesiana para o povo.

Desde o ano passado, é possível ver novamente várias pessoas enchendo galões de água mineral para levar para casa. O Governo Marcinho focou, também, na recuperação da Fonte Alexandre, que chegou a ficar destruída em anos anteriores. Além de dar uma cara nova a um dos principais cartões postais da região, a Prefeitura firmou a posição do Parque Salutaris como opção saudável e um espaço com muitas áreas verdes à disposição dos moradores.

Fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.