terça-feira, 29 de abril de 2014

Governo do Estado amplia sistema de meritocracia

Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Detran, secretarias de Segurança, Educação e, mais recentemente, a de Agricultura. Seguindo o modelo de grandes empresas, o Governo do Estado tem ampliado o sistema de meritocracia a seus servidores e oferecido melhores serviços aos cidadãos. Quedas nos índices de criminalidade, otimização de resultados e redução em prazos estão entre os benefícios conquistados.
            No Detran, o sistema de bonificação por desempenho implementado no segundo semestre de 2012 zerou a quantidade de processos em estoque e reduziu o tempo de marcações e entrega de documentos. O prazo médio de emissão da Carteira de Identidade, por exemplo, caiu 75%, de 12 para 3 dias na comparação entre 2011 e 2013. 
            “Tivemos melhorias em todos os indicadores nos últimos anos. O sistema de bonificação contribuiu muito para isso” afirmou Cristiano Barboza, assessor chefe de Gestão e Modernização.
            Implementado em 2009, o Sistema Integrado de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM), da Secretaria de Segurança, também tem sido um estímulo para a redução dos indicadores de criminalidade no estado. Os índices de letalidade violenta, por exemplo, apresentaram queda de 29% desde 2006, com resultados mais expressivos a partir do início da meritocracia. 
            Com oito premiações, já foram pagos cerca de R$ 282 milhões de bônus a policiais civis e militares, sem distinção de patente ou cargo. 
            Se para a sociedade o SIM tem representado maior sensação de segurança, para os policiais a meritocracia tem contribuído para realizar sonhos.
            “Comprei meu primeiro carro e poderei melhorar a qualidade de vida do meu filho, de 3 anos. Temos orgulho em contribuir para reduzir a criminalidade e ganhamos uma motivação maior para trabalhar” afirmou o cabo Gilmar Santos, de 33 anos, lotado no 10º BPM (Barra do Piraí).



Bonificação motiva produção dos servidores

Detran e Secretaria de Agricultura são beneficiados

No Detran, os funcionários podem ganhar até dois salários extras a cada seis meses se as metas institucionais e pessoais foram alcançadas. Com três prêmios pagos, já foram concedidos R$ 17,2 milhões em gratificações aos mais de dois mil servidores do departamento.
            “A meritocracia tem contribuído para muitas melhorias no Detran. Nosso entusiasmo aumentou. Na primeira avaliação, meu setor não bateu a meta. Na segunda, recebi um salário e meio a mais e, na última, dois salários extras. Eu e minha família fomos à Disney” disse a analista de identificação civil Tâmara Vaz, de 32 anos.

Adesão de empresas da Agricultura.

Os funcionários da Emater-Rio e Pesagro-Rio, empresas vinculadas à Secretaria de Agricultura, foram os últimos a conquistarem o plano de gratificação por desempenho. 

Servidores da Emater tiveram reajuste de 31,66% nos salários e poderão receber ainda até mais 31% sob o novo valor de acordo com a avaliação de desempenho. Os da Pesagro tiveram um reajuste de 34,84% e poderão receber ainda até mais 31% de acordo com a avaliação de desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.