quarta-feira, 2 de abril de 2014

Assessoria de Imprensa do programa ‘Fome Zero’ confirma que prêmio de gestor eficiente da merenda escolar é referente a 2012

O prêmio foi adquirido graças a ações implantadas no governo Gil Leal
Cópia de um dos boletins de desempenho prova que as avaliações do prêmio são feitas
referentes a um ano antes.
Em 2013 o município de Paraíba do Sul passou a usar como conquista administrativa o lema de ‘Gestor Eficiente da Merenda Escolar’. Segundo a atuação administração a conquista é referente ao ano em que o prêmio foi dado, ou seja, 2013, quando iniciou o atual mandato. Porém, nossa reportagem exclusiva mostra controvérsias com base em informações obtidas através de ONGs vinculadas ao governo federal.
            Entramos em contato com a assessoria de comunicação da ‘Ação Fome Zero’ – responsável pelo prêmio - e tivemos uma clareza maior sobre como funciona o programa. Eles disseram através de uma nota de esclarecimento enviada por e-mail o seguinte: [...] No Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, analisamos sempre o ano fechado, ou seja, em 2013 analisamos o ano de 2012. [...]. Com essa observação, que foi enviada através da ONG que está diretamente veiculada ao PNDA (Programa Nacional De Alimentação) do governo federal, é possível concluir que o rótulo de qualidade da merenda escolar não foi adquirido através de ações realizadas apenas pelo atual governo, mas também as realizadas em 2012, ocasião onde os responsáveis eram o prefeito Gil Leal e a secretária de educação da época, Maria Adelaide.
A assessoria de comunicação da ‘Ação Fome Zero’, que nos respondeu através do e-mail faleconosco@acaofomezero.org.br ainda foi além e afirmou que não existe classificação, ou seja, não é possível dizer que Paraíba do Sul possui a melhor merenda escolar do estado do Rio, pois o prêmio é concebido um por região. [...] Não há uma classificação (1º, 2º ou 3º lugar), mas sim um premiado por região e por categoria, além dos inscritos, semifinalistas, finalista e premiados. [...]
No governo Gil Leal foi implantado um mecanismo de controle, fiscalização e qualidade da merenda escolar surpreendente. Foi nele que começou o sistema de cardápio balanceado criado por nutricionistas, a melhoria da qualidade dos alimentos, a criação do projeto ‘Uma Horta em Cada Escola’, onde uma excelente iniciativa pedagógica ampliou o consumo de hortaliças e verduras por parte dos alunos, entre outras ações.
No governo passado também foi implantado o café da manhã e lanche da tarde em todas as escolas e creches públicas da cidade. Após a refeição, os alunos também passaram a ganhar frutas como sobremesa. Também foi ampliado o número de stufas de self service nas escolas, diminuindo o desperdício, ensinando os alunos a arrumarem suas próprias refeições e dando-os independência, disponibilizando também uma excelente estrutura na merenda escolar, retirando os talheres e pratos de alumínio e substituindo pelos de aço inoxidável e vidro, respectivamente.
O prêmio de Gestor Eficiente da Merenda Escolar referente ao ano de 2013 saíra em Novembro deste ano. Apenas após sua definição será possível sabermos se as ações e a gestão da merenda escolar em Paraíba do Sul referente ao atual governo estão em destaque na região.
Conseguimos outra informação que comprova a veracidade das informações contidas nesta matéria sobre a autenticidade de que as avaliações do prêmio são sempre feitas em relação ao ano fechado ao da entrega. No Boletim de Desempenho de 2012, que pode ser visualizado no link http://acaofomezero.org.br/wp/wp-content/uploads/2013/09/BoletimDesempenho_Premio2012.pdf , é visível logo em sua capa uma nota esclarecendo as regras do prêmio, dizendo: “O Boletim de Desempenho é uma publicação realizada pela Ação Fome Zero a partir dos dados fornecidos pelas prefeituras inscritas na 9ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Informações referentes ao período de janeiro a dezembro de 2011.” – trecho retirado do Boletim de Desempenho do prêmio. Demos um print screen na página que comprova a informação.

Redação | Paraíba do Sul AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.