sexta-feira, 7 de março de 2014

RECEITAS AGORA - POR ANGÊLA LIXA: Batata Rosti tipo Suíça de Carne Seca e Catupiry

Ingredientes.


1 kg de batata Asterix ou outro tipo bem firme, com casca
sal e pimenta do reino moída a gosto
400 g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
200 g de catupiry ou requeijão
50 g de parmesão (não azedo) ralado
200 ml de azeite, óleo ou manteiga
caldo de galinha em pó (opciona) cheiro verde (salsa e cebolinha) a gosto.

Preparo:

Numa panela com água fervente cozinhe 1 kg de batata por 20 minutos, ou até ficar al dente. Retire as batatas da água e deixe-as esfriando naturalmente. Depois que as batatas estiverem frias, coloque-as na geladeira por no mínimo 3 a 4 horas.
Retire as batatas cozidas da geladeira e descasque-as. Depois, sobre uma assadeira e com o auxílio de um ralador de legumes, rale as batatas no ralo grosso, mantendo sempre o mesmo sentido. Tempere as batatas raladas com sal e pimenta a gosto.
Numa frigideira pequena, número 17, anti-aderente e salpique 250g das batatas raladas preenchendo o fundo da frigideira. Por cima coloque a carne seca dessalgada, cozida e desfiada, depois o catupiry e o queijo parmesão ralado. Cubra este recheio com mais 250 g de batata ralada. Regue a beirada da batata com bastante azeite ou óleo, para que fique bem crocante.
Leve a frigideira para o fogo alto por 12 minutos, vire a batata e volte ao fogo por mais 7 minutos até que fique douradinha.Para finalizar, encaixe um prato na frigideira e vire. O prato pode ser incrementado com tiras de bacon, queijo e cebola. Pode também ser enriquecido com linguicinhas defumadas e rodelas de alho poró. Varie o recheio com camarão, bacalhau, Ou legumes.Todas as sugestões acompanham muito bem saladas verdes. É só escolher uma e bom apetite!
Toque de chef:a batata Asterix é a mais indicada por ser mais enxuta e absorver menos água do que as outras batatas). Este prato pode ser servido direto da frigideira.