quarta-feira, 26 de março de 2014

Detro suspende ônibus que circularia entre Petrópolis e Areal, no RJ

Prefeito Rubens Bomtempo viajou no ônibus irregular (Foto: Aline Rickly)
A circulação dos ônibus da Posse, 5º distrito de Petrópolis, até o município vizinho de Areal, na Região Serrana do Rio, foi frustrada pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) nesta segunda-feira (24). A extensão da linha, que começou a funcionar neste domingo (23) e só durou um dia, fere a legislação, já que se trata de uma empresa com licença para transporte urbano fazendo viagens intermunicipais.
Para divulgar a “parceria” entre os municípios, o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, chegou a fazer a viagem considerada irregular pelo Detro. “As prefeituras não têm autonomia para 'legislarem' sobre trajetos intermunicipais. Estes só podem ser operados mediante a autorização do Detro, que é o concedente do serviço”, disse o órgão em nota enviada pela assessoria de imprensa.
A prefeitura lamentou o fato e afirmou que vai interceder junto ao órgão para tentar reverter a situação. Em nota, o governo municipal de Petrópolis disse que a suspensão do serviço prejudica a população das duas cidades que há anos espera pelo atendimento. “Não prevaleceu o bom senso e o espírito público”, afirmou Bomtempo, por meio da assessoria de imprensa.
Para evitar prejuízos à população, a empresa Turb, que opera a linha Posse X Gaby, responsável pelo novo trajeto, colocou fiscais no centro de Areal. Eles passaram o dia informando que os ônibus não circulariam entre as duas cidades por ordem do Detro. A empresa informou, através do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Petrópolis, o Setranspetro, que aguarda o entendimento entre os órgãos gestores. O Detro notificou um dos veículos da empresa flagrado durante a fiscalização na viagem sem autorização. “O trajeto é concedido à Progresso”, disse o departamento.
Segundo o Detro, ao tomar conhecimento da intenção da prefeitura de Petrópolis, o diretor técnico operacional, João Cassimiro, tentou contato com o secretário de transportes do município, Gilmar Oliveira. “Este não retornou o contato. Sendo assim, o Detro não foi oficialmente comunicado sobre esta 'parceria' entre municípios sobre um assunto de sua competência”, apontou a nota enviada pelo órgão. Apesar de questionada, a prefeitura de Petrópolis não se pronunciou sobre o fato.

Ao anunciar a novidade, o prefeito Bomtempo afirmou que “a medida beneficia os moradores dos dois municípios, principalmente os trabalhadores”. A prefeita de Areal, Waldete Braziel, também ressaltou que a extensão da linha de ônibus representaria um avanço para o município. “Essa parceria é muito importante”, salientou.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.