terça-feira, 25 de junho de 2013

Secretaria de Saúde realiza evento de conscientização sobre os cuidados com a diabetes e hipertensão



A Secretária de Saúde de Paraíba do Sul realizou na manhã desta terça-feira (25) um café da manhã para os pacientes hipertensos e diabéticos no Posto de Saúde da Família do bairro Santo Antônio. O evento teve como objetivo conscientizar os pacientes sobre os cuidados necessários com o diabetes e a hipertensão, orientando-os a ter uma vida mais saudável.

Na ocasião aconteceram orientações do educador físico Vladimir Guedes, da nutricionista Daniele Laranja, do médico Matheus Bitercourt, da enfermeira Daniele Andrade, do farmacêutico Rafael Gomes e da dentista Angélica Cardoso. Os profissionais falaram sobre obesidade, sedentarismo, hipertensão, diabetes, educação alimentar, exercícios, qualidade de vida, dicas sobre o uso do medicamento correto, entre outros temas. Os pacientes também puderam realizar a aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

No final do evento, os presentes participaram de um saudável café da manhã, com muitas frutas, sucos, torradas, pães dietéticos e café, uma forma de incentivá-los a adotar uma alimentação adequada.


Lembrando que todas as terças-feiras o PSF de Santo Antônio recebe o Hiperdia, um programa que tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos a fim de que através do cuidado especial consiga fazer um controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida. Todos os outros PSF do município também realizam esse trabalho uma vez por semana.