sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Projeto vereador mirim: uma semente plantada por Marcinho que gerou excelentes frutos


            Em 2007 o então vereador Márcio de Abreu Oliveira (Marcinho) criou o projeto vereador mirim, uma iniciativa que teve como objetivo ensinar e conscientizar jovens sobre o processo político e legislativo em âmbito municipal.
            Num total de 2 mandatos, 17 estudantes da rede pública puderam exercer por um ano e seis meses o cargo de parlamentar juvenil, onde tiveram a oportunidade de ingressarem na carreira política e contribuir para o crescimento do município, propondo indicações, projetos e requerimentos ao poder executivo, além de se aprofundarem sobre o dia-a-dia de um vereador.
            Passaram-se os mandatos e o resultado positivo deste belo projeto brilha até os dias de hoje, onde ex-vereadores mirins se tornaram competentes funcionários públicos e contribuem com o poder executivo.
            Os ex-presidentes da Câmara Municipal de Vereadores Mirins, Tiago Martins (por três mandatos consecutivos) e Amanda Guimarães (um biênio dos dois existentes), continuaram na vida pública após encerrarem seus compromissos no parlamento.
            O jovem Tiago, hoje com 19 anos, é assessor do prefeito Marcinho, função ao qual chegou exercer antes da vitória do democrata à prefeitura sulparaibana. Ele também chegou a ser eleito deputado estadual juvenil, na Alerj, deputado juvenil do Mercosul e presidente da Câmara do Parlamento Juvenil Brasileiro, em Brasília. No último pleito foi candidato a vereador, obtendo 336 votos, ficando como 2º suplente de sua coligação.
            A simpática Amanda já está a um bom tempo trabalhando no gabinete do prefeito, ao qual exerce suas funções de forma coerente e com muita competência, chegando a usufruir da sua bagagem de vereadora mirim para cumprir o que lhe é atribuído. Ela foi eleita presidente da Câmara Mirim no primeiro biênio da segunda edição do projeto.
            A semente foi plantada por Marcinho e gerou excelentes frutos, que, com certeza, ressurgirão no futuro como grandes políticos. A bagagem que o projeto vereador mirim deixou na vida desses jovens poderá torná-los grandes líderes da política regional, quiçá nacional.
            O portal Paraíba do Sul Agora tem o imenso orgulho em vir, de público, parabenizar ao Marcinho, que não se acovardou em lançar um projeto que geraria futuros políticos, demonstrando sua preocupação com a formação de políticos de caráter e boa índole.

Obs: A partir de Fevereiro as matérias só serão publicadas no site www.paraibadosulagora.com.br, que já está no ar com essas e outras matérias.

Redação | Paraíba do Sul Agora