sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Folia de Reis já está circulando nas ruas e avenidas de Paraíba do Sul



         Ao longo de Dezembro até Fevereiro, diversos grupos de folia de reis alegram e levam seu legado de fé, devoção e tradição aos lares de milhões de cidadãos de Paraíba do Sul e região.
         Em nossa cidade, essa cultura é muito forte, graças a grande quantidade de grupos que foram formados, levando, assim, essa tradição ao longo de centenas de anos.
         Na tarde de hoje (04/01), o grupo de foliões “Alegria do Oriente”, que já está há seis anos transcrevendo esta história, esteve presente na cidade. O grupo é da cidade de Paty do Alferes, especificamente da Granja Califórnia, distrito de Avelar, que, ao passar na Avenida Marechal Castelo Branco fez a sua apresentação diante do presépio da residência da moradora Dona Chininha, esposa do Sr° José Mario, que recebeu a bandeira, ao lado de sua nora Fernanda, seu filho Guto e sua cunhada Idalina.
         A folia entoou diversos cânticos, numa forma de abençoar o presépio, a residência e os moradores.
         Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.
O repórter Geraldo Dias Filho, Maninho, sempre visualizando as manifestações culturais, faz questão de documentar esses momentos, que mantém viva a cultura sulparaibana.