segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Secretaria de Saúde realiza palestras referentes ao Dia Mundial do Diabetes


            
O Dia Mundial do Diabetes foi lembrado pela prefeitura de Paraíba do Sul através da secretaria de Saúde, com palestras sobre o Diabetes durante toda a semana passada, no Centro de Atenção ao Idoso.
            A iniciativa em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, contou com palestras de profissionais qualificados da área saúde, que tiraram dúvidas e informaram a população sobre os sintomas e os perigos do diabetes.
            As palestras abordaram temas relacionados ao Diabetes, como hábitos alimentares saudáveis, prática de atividades físicas, avaliação periódica da doença e acompanhamento médico. 
            O Dia Mundial da Diabete foi criado em 1991 pela IDF em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), devido o aumento do interesse em torno do diabetes. Celebrado em 14 de novembro, a data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Banting que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.
            Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como, por exemplo, o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físico-táticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrer complicações como ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.
            O ministério da Saúde estima que aproximadamente 4% da população adulta seja diabética. A Secretaria de Saúde de Paraíba do Sul tem um programa que acompanha os diabéticos e hipertensos do município.