terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PROERD realiza mais uma entrega de Certificados

O PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas, um programa de prevenção ao uso de drogas e a violência, desenvolvido pela Polícia Militar do Estado do Rio de janeiro, realiza nesta terça-feira (04) mais uma solenidade de entrega dos Certificados de Conclusão.
            Serão agraciados com o certificado de conclusão os alunos que obtiveram aproveitamento nas aulas do PROERD, além de haverem assumido o compromisso pessoal de resistir às drogas e a violência.
            Dentre as escolas que tiveram a oportunidade de participar do Programa, no 2º semestre de 2012, estão a: E.M. Andrade Figueira, E.M. Arcanjo Antonino Lopes, E.M. Paulo Lacerda, E.M. Professor Manuel Gonçalves D’Ascenção, E.M. Condessa do Rio Novo e E.M. Professora Sarah Faria Braz.
            Além das diretoras e professoras das turmas envolvidas no Programa, também marcaram presença os pais de alunos, sendo a Secretaria Municipal de Educação representada pela subsecretária Ana Rodrigues.
            Ainda prestigiaram o evento o Sr. João Batista Soares, Secretário de Direitos Humanos do Município e o Sr. Cleber Santos de Oliveira, representado a presidente do COMAD – Conselho Municipal Anti Drogas.
            As instruções do PROERD foram ministradas pelos 3º SGT PM Luis Antonio e CB PM Bretas, que brilhantemente substituíram o Sub Tenente PM Waldemar, haja vista que este sofreu um acidente que o impossibilitou de atender as escolas de nosso município.
            O evento foi marcado pela premiação dos alunos que mais se destacaram na elaboração de uma redação, a qual enfatizava o que foi ensinado durante as aulas e o que aprenderam com seus Policiais Militares do PROERD, assim como pela entrega dos Certificados e a Canção do PROERD.
            Ao final o mestre de cerimônias, o Sub Tenente Waldemar, agradeceu aos pais, as professoras e a diretoras pela acolhida que tiveram com os instrutores que o substituíram. Também agradeceu aos pais e os lembrou da responsabilidade ante seus filhos.
            A cerimônia foi encerrada com um agradecimento a todos, desejando também aos presentes um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.


Breve histórico do PROERD:
O PROERD foi implantado pioneiramente pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em agosto do ano de 1992, e constituiu-se numa moderna ferramenta do trabalho Policial Militar voltada para a redução do consumo de drogas entre jovens escolares. Seu surgimento foi uma conseqüência do interesse da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em desenvolver um projeto de prevenção voltado para o maior esclarecimento da população, em especial, a de menor faixa etária, a respeito dos diversos aspectos relacionados ao abuso de drogas.
            O PROERD é adotado por todas as Polícias Militares do Brasil. O PROERD/RJ possui atualmente mais de 160 instrutores habilitados. Tem como Coordenador Estadual a Major PM Patrícia Lima de Carvalho Senra e como Coordenador Técnico o Capitão PM Antonio Luiz Pereira Lima.