sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Igreja de Nossa Senhora do Rosário será reformada



As mediações internas e externas da Igreja Nossa Senhora do Rosário – localizada no centro da cidade - receberá revitalização através de um árduo investimento que recuperará um patrimônio fundado em 1860.
         A preocupação da congregação paroquial com a arquitetura religiosa, considerada um dos impulsionadores históricos e turísticos da cidade, faz com que belas estruturas ainda fiquem conservadas por diversos bairros.
         De acordo com relatos históricos, a comunidade de Nossa Senhora do Rosário foi de iniciativa do negro Manoel José Correa da Silva, então oficial de justiça da comarca de Paraíba do Sul que, junto a outros devotos, angariaram fundos para construírem uma capela em homenagem a santa.
         Sua estrutura é colonial e simples, tendo suas paredes erguidas por pau-a-pique. Após sua construção, chegaram a localidade a Irmandade de São Benedito , fundada por Joaquim Ramos Pacheco de Lima, conhecido como “O Anjo da Meia Noite”, um hoteleiro de grande prestígio em nossa cidade naquela época, o que influenciou para agregar um grande número de devotos.
         Sob a orientação do Cônego Sales, as Irmandades prosperaram e em 1881 foi construída a sua torre para abrigar 4 sinos de bronze e um relógio inglês que serve a população até os dias de hoje.
         Com o tempo, a estrutura frágil que sustenta a igreja foi se danificando, fazendo com que ela ficasse interditada, pois suas paredes de pau e barro – recoberta de uma simples camada de cimento após reformas – não era o suficiente seu sustento.
         Porém, chega-nos a informação de que a Igreja iniciará nos próximos dias a revitalização de toda sua estrutura, garantindo segurança e um belo templo de fé para os milhares de sulparaibanos que são devotos a Nossa Senhora do Rosário.