segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Em coletiva à imprensa, prefeito eleito Marcinho anuncia seu secretariado



O prefeito eleito de Paraíba do Sul, Marcinho, anunciou na manhã desta segunda-feira (03), em entrevista aos veículos de comunicação da região, os futuros secretários do governo do município.

Reforma administrativa

As Secretarias Municipais de Governo, da Fazenda e Direitos Humanos foram fundidas em uma só unidade administrativa denominada Secretaria de Governança, que será responsável pela gestão das atividades de assessoramento do Prefeito na implementação de projetos de governo, articulação das ações conjuntas entre as demais Secretarias Municipais, interlocução com a Câmara Municipal, além de outros órgãos e entes públicos e da sociedade civil organizada, elaboração e coordenação e implementação da política fiscal e contábil do Município, bem como promoção de políticas públicas de Direitos Humanos.

A Secretaria de Comunicação Social fundiu-se com a de Desenvolvimento Tecnológico e Inclusão Digital dando origem à Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência Pública. A pasta ficará responsável por uma novidade: a divulgação de diversas informações on line dos gastos e arrecadação do município, além da publicação constante de dados e informações de interesse dos cidadãos.

A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil foi desmembrada. A Defesa Civil será comportada dentro da mesma estrutura da Segurança Patrimonial.

A Secretaria Municipal de Projetos e Planejamento será desmembrada. A parte de planejamento será subdividida em 2 tópicos: Planejamento urbano, que ficará a encargo da Secretaria de Planejamento e Infraestrutura; e planejamento geral que restará sob a tutela da Secretaria de Administração e Ordem Pública. Quanto à parte de Projetos, a mesma ficará sob a designação da Secretaria de Governança a fim de que tal Secretaria possa promover a interdisciplinaridade entre as diversas Secretarias, e ainda possam os projetos serem desenvolvidos e geridos diretamente pelo gabinete do Prefeito, passando assim parte da estrutura relativa à elaboração de Projetos para a Secretaria de Governo. A Secretaria Municipal de Obras terá sua estrutura modificada passando a ser denominada Secretaria Municipal de Planejamento e Infraestrutura.

As atribuições relativas a Esporte e Lazer serão removidas da Secretaria Municipal de Educação e passarão a integrar a nova estrutura da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico passará a ser denominada Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. A parte atinente à agricultura será incorporada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura que desenvolverá ações relacionadas aos grandes, médios e pequenos produtores, além de coordenar as ações de desenvolvimento sustentável.

A Secretaria Municipal de Administração passa a ser denominada Secretaria Municipal de Administração e Ordem Pública, cuidando também das questões relativas às ordens e cumprimento das legislações municipais que versam sobre o bem estar social e a ordem urbana.

Quem são os futuros secretários municipais?

Gustavo D’addazio Marques, 31 anos, advogado, pós graduado em Processo do Trabalho – secretário de Governança. Foi diretor administrativo da Secretaria de Educação de Ouro Preto, Minas Gerais, onde tornou-se responsável pela gestão de todo o orçamento da secretaria, gestão de recursos humanos e procedimentos licitatórios. Na Prefeitura de Ouro Preto também foi assessor jurídico. Em São Paulo trabalhou em um dos maiores escritórios especializados em direito bancário, onde atuou como patrono dos Bancos Itaú e Santander. Atualmente exerce sua profissão no escritório de advocacia Mattos e D’Addazio Advogados Associados, atuando nos segmentos de direito empresarial, consumidor e eleitoral.

Daniel Vizeu, 30 anos, jornalista, secretário de Comunicação e Transparência Pública. Começou sua carreira em 2003, atuando em veículos de comunicação em Juiz de Fora, Minas Gerais. Foi diretor do jornal A FOLHA, em Paraíba do Sul, e editor-chefe do ENTRE-RIOS JORNAL, em Três Rios, onde comandou as últimas reformas gráficas e o processo de implantação do novo portal na internet, promovendo a interatividade com os leitores através das redes sociais. Além disso, idealizou o projeto de lançamento do suplemento dominical ENTRE-RIOS EM REVISTA. Foi fundador e diretor da revista de entretenimento “Acontece Aqui” e atuou também como assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Paraíba do Sul.

Mariangela Santos, 62 anos, secretária de Assistência Social. Professora de formação, Mariangela tem vasta experiência na área, já tendo atuado como Secretária da pasta em governos passados. Foi vereadora de 2000 a 2004 e sempre atuou em clubes de serviços e como defensora de causas sociais, participando efetivamente na construção do bem estar comum.






Nathália Mafra Garbois Zacaron, 29 anos, advogada, secretária de Meio Ambiente e Agricultura. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Junior, é pós-graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ – e mestranda em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF, linha de pesquisa: conflitos socioambientais e urbanos. Atualmente é advogada associada ao Escritório Vanuza Sampaio Advogados Associados e consultora na área ambiental. No ano de 2010 lecionou "Direito e Gestão Ambiental" no curso de pós-graduação da Universidade Cândido Mendes - UCAM.

Getúlio Júnior, arquiteto e urbanista, secretário de Planejamento e Infraestrutura. É especializado em Patrimônio Cultural e ex-secretário Executivo de Planejamento Técnico da AMICROSUL- Associação de Prefeitos da Micro-região Centro Sul Fluminense. Trabalhou na preservação de Conservatória – RJ, e na restauração de diversas fazendas do café. Especialista em "Gestão Ambiental para Municípios" na UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, com a monografia: "Como Criar Reservas Ambientais para Preservar o Patrimônio Natural e Construído da Estrada Real". Desenvolveu o projeto "PARATY CIDADE SUSTENTÁVEL" e do Centro Cultural Casa do Barão de Vassouras, do Parque Eco-Turístico do Trabalhador, e a Revitalização Urbanística do Centro Urbano.

Elaine Cristina de Moura, jornalista, secretária de Turismo. Trabalhou na Delegacia Regional de Cultura de Presidente Prudente, em São Paulo, município com mais de 200 mil habitantes onde também exerceu o cargo de Secretária de Turismo. Em Presidente Prudente, ela também foi Diretora do Departamento de Organização e Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.




Marco Antônio de Oliveira, 63 anos, engenheiro e administrador de empresas, secretário de Indústria e Comércio. Com vasta experiência no setor público, já atuou em importantes cargos no Governo Federal, em Brasília, como subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração dos Ministérios da Agricultura e do Esporte e Lazer; coordenador geral de Orçamento e Finanças do Ministério das Comunicações; gerente de projetos do Ministério do Planejamento; entre outros cargos nos ministérios da Fazenda e dos Transportes. Também foi professor da Associação Brasileira de Orçamento Público. Marco Antônio foi condecorado com a Medalha do Mérito Santos Dumont (Ministério da Aeronáutica), Medalha do Pacificador (Ministério do Exército) e Medalha do Mérito Militar (Comando do Exército).

Cláudio José da Silva Barros, 38 anos, administrador de empresas, especialista em gestão empresarial, secretário de Administração e Ordem Pública. Atua como administrador desde 2004 em empresas de médio e grande porte de diversos setores da indústria nacional, como prestação de serviços e construção civil em aço. Empresas onde atuou: Metalúrgica Macachero, Paraíba do Sul; Grupo ICEC, Três Rios; e Codeme Engenharia, Juiz de Fora, desempenhando a coordenação de recrutamento, seleção e treinamento de pessoas, controle de processos de logística, avaliação e qualificação de fornecedores, auditoria interna, entre outros.

Elaine Stelmann, enfermeira, mestre em administração e especialista em administração hospitalar, secretária de Saúde. Foi docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Castelo Branco e do Curso Técnico de Enfermagem do SENAC RJ. Atuou ainda como Gerente de Hotelaria e Atendimento do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição e atualmente é Gerente Administrativa da Proscan Diagnóstico por Imagem.




José Souto Tostes, advogado, procurador do município. Um dos maiores especialistas em direito público do estado do Rio. Já foi procurador de municípios como Comendador Levy Gasparian e Miracema, além de ter sido secretário de Fazenda em Araruama.







Francine Pereira Fontainha de Carvalho, 34 anos, mestre em Letras, secretária de Educação. Possui graduação em Letras e Francês pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestrado em Letras: Estudos Literários também pela UFJF. Possui especialização em Educação Especial, com ênfase em Deficiência Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO, com a produção “As interfaces da exclusão: Sobre a dificuldade de aceitação do aluno com necessidades educativas especiais”. Atualmente cursa o doutorado em Letras – Ciência da Literatura – na UFRJ. Fez concurso específico para Educação Especial, em 2008. Já atuou com alunos com dificuldade de aprendizagem, distúrbios de conduta, déficit intelectual e deficiências múltiplas. Leciona francês. Atualmente trabalha como coordenadora do Napes – Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado, com sede no C.E. Condessa do Rio Novo, em Três Rios, e como coordenadora de Educação Especial, na Secretaria Municipal de Paraíba do Sul.
 
Verônica Carvalho Rocha, 28 anos atriz, presidente da Fundação Cultural. Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO. Atuou em mais de trinta peças teatrais e participou de séries e novelas na TV Globo, dentre elas“A Diarista (2004 e 2005) “Páginas da Vida” (2007), “Beleza Pura”(2008), “A Favorita” (2009) e “Morde e Assopra” (2011). Foi curadora do primeiro Multifestival de Teatro Off Rio de Três Rios, onde também foi jurada.