segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Projeto criado por aluno de escola pública de Paraíba do Sul será aderido por colégio em Minas Gerais



Um projeto desenvolvido pelo Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Bezerra de Menezes em 2011, cuja autoria é do aluno André Vieira de Souza Salgueiro, foi aderido pela Escola Estadual Delano Brochado Adjuto, da cidade de Paracatu – Minas Gerais.
            Trata-se do projeto ‘Mérito Estudantil’, onde, anualmente, integrantes do grêmio homenageiam um funcionário de sua escola que, ao longo do ano, tenham se destacado no cumprimento de suas atribuições.
            O presidente em exercício do grêmio da escola, Diego Ferreira, foi quem fez contato com o estudante sul paraibano para se aprofundar nos projetos desenvolvidos por sua equipe.
            A valorização do servidor público é uma das cobranças do Governo do Estado, que realiza dezenas de programas que buscam sua valorização, motivação e respeito. O Mérito Estudantil, que em 2011 homenageou 11 funcionários em Paraíba do Sul foi bem avaliado pela coordenadoria pedagógica da secretaria estadual de educação durante um encontro de pedagogos realizado no início deste ano no bairro Vila Salutaris. Os representantes da secretaria sugeriram a divulgação do projeto nas demais escolas do estado para que o projeto pudesse ser aderido.
            O Grêmio Estudantil do Colégio Bezerra de Menezes é considerado o melhor do estado do Rio de Janeiro, tudo isso por que, ao longo de dois mandatos consecutivos, um simples grupo de alunos conseguiram realizar mais de 87 projetos sócio-educacionais na escola, sendo sempre motivados pela direção e professores.
            A idéia do projeto foi do então presidente André Vieira, que frisa um pedido a todas as escolas: “Nada mais justo homenagear quem é a base sólida de uma escola, que são os nossos funcionários. A única coisa que peço é que professores, diretores, funcionários e alunos de outras escolas levem essa idéia e copiem o projeto” – afirmou o autor.