sábado, 10 de novembro de 2012

A Jornalista Claudia Werneck realizou a última palestra da Jornada Pedagógica




Foi realizado na manhã desta sexta-feira (09) no CIEP Aroldo Machado de Barros, no bairro Jatobá, a última palestra do ano da Jornada Pedagógica – Dedicar 2.
Promovido pela prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretária de Educação, tem como objetivo a capacitação dos profissionais da educação municipal.
Com o tema “Escola Inclusiva” a jornalista e escritora carioca Cláudia Werneck, levou à reflexão os profissionais que lotaram o pátio do CIEP para este último encontro do ano deste projeto vitorioso da secretaria de educação.
Autora de dezenas de livros sobre inclusão, publicados no Brasil e no exterior, a jornalista se destaca por várias atividades, entre elas consultoria em acessibilidade e a direção da ONG “Escola de Gente – Comunicação em Inclusão”.
Em sua palestra ressaltou sobre o que é inclusão e sobre a importância das escolas inclusivas, além de conceitos como diversidades e deficiência. Afirmou que a escola especial pode complementar, mas não substituir a escola regular. Falou sobre o papel do jornalista, acredita que ele tem que trabalhar mais pelos direitos humanos, lembrando que a mídia conhece muito pouco da legislação obrigatória sobre inclusão.
Quase ao final da palestra, Claudia Werneck fez um comentário, sobre sua experiência juvenil quando enviou uma carta aos astronautas da Apolo 11, quando esta levou o homem a Lua e citou sua emoção com a resposta quando recebeu uma foto enviada por eles, foi então mesmo momento, afirmou a palestrante que descobriu a comunicação. Em seguida acompanhado da descrição de uma tela, mostrou dois veículos – um caminhão e um carro quase se chocando afirmando sobre a força da discriminação. O que varia é o impacto desta força discriminadora sobre quem está sendo discriminado.
Falou do seu livro “Sonho do Dia” onde também na tela foi explicado o motivo das ilustrações e conteúdo de sua capa. Citou o prêmio Direitos Humanos recebido das mãos da presidenta Dilma Roussef  a mais importante condecoração do Estado brasileiro na área.
Ao final do evento aconteceu um sorteio de brindes destinados aos profissionais presentes.