quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Secretaria de Defesa Civil prepara plano “Operação Chuva” para monitorar áreas de risco


     A Defesa Civil de Paraíba do Sul deu início nesta semana ao plano ‘Operação Chuva’. O programa visa priorizar as áreas de risco através de monitoramentos aos quais já estão sendo realizados pela Defesa Civil do município.
                 O coordenador, 1º sargento bombeiro militar Jerri Adriani da Cruz pede a população que tenham a máxima atenção quanto a questão das construções sem acompanhamento de um profissional da área, por conta de cortes irregulares nos taludes (barrancos), podendo contribuir para deslizamentos de terra, colocando em risco a vida dos moradores e também de vizinhos próximos.
Também nesta época do ano a bacia do rio Paraíba do Sul tende a aumentar o seu nível, devido às fortes chuvas do período. No entanto, estamos monitorando-o através da vazão das represas localizadas na barragem de Santa Cecília. Mesmo assim, pedimos aos moradores das áreas ribeirinhas que evitem jogar lixo e detritos que possam contribui como fatores para provocar inundações e proliferações de doenças, como a leptospirose.
As encostas também são outros fatores importantes a serem monitorados pelos moradores quanto ao lançamento de lixos, pois também podem contribuir para deslizamentos que podem culminar em desabamentos de residências e consequentes perdas de vidas humanas.    Alagamentos são outros fatores que merecem uma observação preventiva, pois os lixos que são depositados nas calçadas e outros locais próximos as galerias podem causar entupimentos das chamadas bocas-de-lobo, motivado por animais que rasgam sacos plásticos e espalham os lixos, levando-os para as galerias.
                "Peço à população que nos ajudem a ajudá-los, tornando-se parceiros desta coordenadoria e contribuindo com a prevenção orientada” - frisou o coordenador.
                Finalizando, a Defesa Civil de Paraíba do Sul informa à população que está atenta e preparada quanto aos desastres naturais que poderão ocorrer no nosso município, pedindo a colaboração de todos para as prevenções relatadas, para que a cidade possa enfrentar os eventos adversos de maneira organizada. Desta forma, ela assegura que dará todos os suportes necessários a população.