quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Prefeitura de Paraíba do Sul promove curso de capacitação para profissionais da Saúde da Família


Foi realizado no dia 18 de Setembro o primeiro curso de capacitação sobre Planejamento Familiar, no cinema popular Nívea Stelmann, para os profissionais da Saúde da Família que atuam nos PSFS e Materno Infantil, com a proposta de desenvolver e ampliar o projeto de orientação e planejamento familiar no município de Paraíba do Sul.
         A capacitação foi desenvolvida pela prefeitura de Paraíba do Sul através da secretaria de Saúde, com o objetivo de preparar e orientar os profissionais na área da saúde para abordar e trabalhar com as famílias sobre a importância do Planejamento Familiar, ou seja, dentro do contexto social, financeiro, pessoal e familiar de que uma gestação planejada e com os pais bem estruturados somente beneficia aos pais e ao bebê.
         O curso que aconteceu durante todo o dia foi ministrado pela enfermeira Lorena Novaes Meda da Silva, representante da BEMFAM, capacitando cerca de 70 profissionais, entre eles agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem, que receberam no final um certificado de oito horas do curso. A enfermeira fez inúmeros elogios sobre o interesse dos participantes que muito contribuíram no desenvolver do curso, com perguntas pertinentes sobre os temas abordados. O curso contou também com ajuda da coordenadora do NASF, Lúcia Batitucci e Gisele Amaral da Promoção à Saúde  em parceria com coordenação da Saúde da Mulher Fernanda Kassau, que ajudaram a organizar o evento.
         Com a proposta de capacitar e preparar melhor os profissionais no trabalho e orientação aos pacientes, o curso abordou temas sobre a importância do cuidado na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, aconselhamento em planejamento familiar visando a melhora na qualidade de vida da família, aparelho reprodutor feminino e masculino, métodos anticoncepcionais como utilização da (camisinha masculina e feminina, DIU, implante, anticoncepção de emergência) e métodos comportamentais.