terça-feira, 16 de outubro de 2012

Prefeitura de Paraíba do Sul abre inscrições para cursos do PRONATEC/BSM


A Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul através da Secretaria Municipal de Bem Estar Social em parceria com o Governo Federal, Ministério do Desenvolvimento Social e combate a Fome, abrirá nesta próxima semana inscrições para os cursos do PRONATEC/BSM (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/ Brasil Sem Miséria).
            O programa proporciona ações de formação profissional voltada para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com o objetivo de ampliar as suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos de formação inicial e continuada. No caso do município de Paraíba do Sul, será na modalidade Bolsa-Formação Trabalhador que será executado através do SENAC - Rio.
            As inscrições se iniciou na segunda-feira, dia 08 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Bem Estar Social (antiga Argo) e irá até o dia 26 de outubro.
            Serão oferecidos no município os cursos de Auxiliar Administrativo, Cuidador de Idoso e Promotor de Vendas.  Para se inscrever no curso de Cuidador de Idoso é necessário que o candidato tenha o Ensino Fundamental Completo ou estar cursando o 9° ano do Ensino Fundamental (8ª série) e ter 18 anos até o final do curso.  Para o curso de Promotor de Vendas o candidato precisa ter o Ensino Fundamental Completo. E para o curso Auxiliar Administrativo o candidato deve ter Ensino Médico Completo ou estar cursando a partir do 2° ano.
            Os candidatos precisam ter entre 16 e 59 anos e estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CadÚnico, mesmo que não seja beneficiário do PBF ou BPC. Qualquer membro da família poderá participar dos cursos, não havendo limite por família. O público-alvo poderá ter alteração de acordo com os pré-requisitos adotados pela Unidade Ofertante (SENAC - Rio) para os cursos que serão executados.
             O candidato que tiver interesse em participar e não estiver inscrito no CadÚnico deverá procurar a Secretaria Municipal de Educação e se inscrever. Em casos, que o número de inscritos passarem o n° e vagas ofertadas, será dada prioridade aos cadastrados em situação de extrema pobreza e aos beneficiários do PBF e BPC. Portadores de deficiência também terão prioridades no preenchimento das vagas. Não serão aceitos candidatos que estejam participando do Programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã e que a renda familiar ultrapasse o limite de R$140,00 per capita, pois caso a família esteja inscrito no PBF acarretará a perda do beneficio.
            Para se inscrever será necessário também apresentar os documentos originais e cópias do CPF, carteira de Identidade, NIS, Comprovação de Inscrição no CadÚnico, Comprovante de residência, Comprovante de escolaridade (Declaração da Escola ou Diploma, Título de Eleitor e comprovante de quitação da última eleição (para maiores de 18 anos) e Foto 3x4 colorida e recente. Deverá ser o próprio candidato a realizar sua inscrição.
            Cada candidato após aprovado receberá um kit estudantil contendo pasta, caderno, caneta, lápis, borracha, apontador, duas camisetas do Programa e, o aluno receberá um auxilio de R$2,00 hora/aula repassado pela Unidade Ofertante para que ele possa custear seu transporte e alimentação. O aluno que ao final do mês apresentar mais que 75% de frequencia receberá uma cesta básica. É importante lembrar que o PRONATEC não oferece benefício financeiro aos participantes, além do previsto acima.
            Nos Cursos de Auxiliar Administrativo e Promotor de Vendas os alunos receberão da Unidade Ofertante uma calculadora e no curso de Cuidador de Idoso os receberão um jaleco branco.