quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Prefeito Gil Leal participa da videoconferência no HTO


O Prefeito de Paraíba do Sul Gil Leal junto com o secretário de Saúde Emilson Geraldo de Oliveira, o diretor do HTO Dona Lindu, Artur José Hummel e o representante do Ministério da Saúde, João Marcelo, participaram na manhã do dia 21 de Setembro, da videoconferência no Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu.
A videoconferência faz parte do mutirão nacional de cirurgias eletivas de ortopedia e contou com a participação das cinco hospitais que são referência em ortopedia no Brasil, na cidade de Paraíba do Sul, Curitiba, Porto Velho, São Paulo e Caruaru. Na ocasião foi exibido o depoimento do Ministro da Saúde Alexandre Padilha sobre o mutirão, em seguida um link ao vivo entre as cidades, com declações de médicos e representantes do Ministério da Saúde e as cirurgias do mutirão sendo realizadas .
O mutirão começou na quarta-feira (15), no HTO Dona Lindu em Paraíba do Sul, com a participação do Secretário de Saúde do Estado Sergio Cortes na cirurgia de quadril do paciente de Nova Friburgo.
O objetivo deste mutirão é reduzir o tempo de espera dos pacientes que já aguardam nas filas do Sistema Único de Saúde (SUS) para passar por esse tipo de procedimento. No HTO em Paraíba do Sul serão mais de 100 pacientes submetidos no a cirurgias de média e alta complexidade em ombros, coluna, quadril, joelhos, pés e mãos, com a participação de 88 médicos do Hospital, diminuindo assim o tempo de espera nos outros hospitais.
Os 100 pacientes que irão participar do mutirão se submeteram previamente a triagem, consultas com ortopedistas especialistas, e realização de exames pré-operatórios, com visita ao cardiologista e anestesista. A triagem é feita através da central de regulação do estado, que encaminha, através das diversas centrais de regulação dos municípios, que encaminha para o estado, e aí esses fazem o encaminhamento para a gente desses pacientes.
O mutirão que acontece no Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu é realizado pela Prefeitura de Paraíba do Sul em parceria do Governo Federal e Secretaria Estadual de Saúde, atenderá pacientes dos municípios de Paraíba do Sul, Três Rios, Campos dos Goytacazes, Mendes, Maricá, Barra do Piraí, São Gonçalo, Duque de Caxias, Saquarema, Nova Friburgo, Itaperuna, Araruama, Barra Mansa, Miracema, Rio de Janeiro, Rio Bonito, Cabo Frio, São José do Miriti, Rio das Ostras, Itaboraí e Santo Antônio de Pádua.
O mutirão nacional de cirurgias ortopédicas retorna a Paraíba do Sul em novembro. Quem quiser se inscrever é só ligar para Secretaria de Saúde de Paraíba do Sul, no telefone (24) 2263-3149.