sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O Termômetro da Fama


Matéria publicada no jornal O Globo fala da referência no atendimento de ortopedia do HTO, atraindo pacientes da Capital



No domingo (21), foi publicado no jornal O Globo uma matéria na página 22, no caderno Rio, sobre o Hospital Dona Lindu em Paraíba do Sul, que se torna referência em ortopedia e atrai pacientes da capital, citando o lado de fora do hospital que é um termômetro da fama com 16 veículos de diferentes prefeituras que aguardam pacientes na porta quase todos os dias.     
         A matéria falou do exemplo do HTO na rede de hospitais de referência, começando a promessa de finalmente, descongestionar a saúde na capital. A unidade em Paraíba do Sul foi criada para atender os moradores de todos os municípios do estado, exceto a capital, mais distribui atendimentos e vêm se destacando pela qualidade e começa a atrair gente da capital e até mesmo de outros estados. Na matéria a jornalista Taís Mendes conta que Íris Salgado, de 73 anos, após três anos na fila do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio, só conseguiu alívio para a dor no joelho esquerdo no HTO em Paraíba do Sul, distante 150 quilômetros da sua casa, que operou no dia 21 do mês passado na unidade, referência na rede pública em cirurgias ortopédicas de alta e média complexidade. A paciente não suportou aguardar mais de três anos numa fila de 1.700 pessoas, que precisam de uma cirurgia de joelho no Into. No HTO, a média de espera para a mesma cirurgia é de seis meses.
         Desde que foi inaugurado, o HTO Dona Lindu realizou mais de 6 mil cirurgias. Outro indicador positivo da assistência prestada no hospital é que 97% dos pacientes internados na instituição se declaram muito satisfeito com o atendimento, o que confirma o comprometimento com a saúde pública.
                O hospital, que foi inaugurado em junho de 2010, cumpre a função de atender a população do município e toda a Região Centro-Sul Fluminense que, até então, tinha que se deslocar para a Capital em busca de atendimento no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).
         Após quase três anos da conquista do Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, a Prefeitura de Paraíba do Sul junto com o Governo do Estado, comemora o sucesso do HTO, ocupando o primeiro lugar no ranking nacional no atendimento ao trauma e a segunda colocação em cirurgias ortopédicas de alta e media complexidade. Lembrando, que as obras do HTO que ficaram paradas há alguns anos, foram retomadas na gestão do prefeito Gil Leal, que não mediu esforços na luta para a conclusão da obra.