sábado, 15 de setembro de 2012

Paraíba do Sul comemorou o Dia da Independência do Brasil com grande festa cívica

A cidade de Paraíba do Sul acordou patriota na sexta-feira, do dia 7 de setembro. Já que a prefeitura junto com a secretaria de Educação preparou uma grande festa cívica em comemoração aos 190 anos de Independência do Brasil. O evento contou com desfiles cívicos, reunindo um grande público na Avenida Marechal Castelo Branco, no centro da cidade.
         As atividades iniciaram com o hino nacional, logo os fogos de artifício marcaram o inicio do desfile e os primeiros a tomarem conta dos olhares do público foram os agentes da Guarda Municipal Sargento Jarbas Silva Terra. Na sequência desfilaram todas as escolas municipais, a escola particular Esquina do Saber, Idosos em Ação e Projeto Integrar. Além da Banda Marcial de Paraíba do Sul e a Banda do C. E. Embaixador José Bonifácio de Pedro do Rio. E a festa foi finalizada com a participação da 2ª CIA do 38 º Batalhão da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
         Com o objetivo de incentivar o sentimento patriota e comemorar o Dia da Independência do Brasil, foram realizadas várias homenagens pelos alunos que desfilaram representando suas escolas.
         Em um palanque montado no Jardim Velho, o prefeito Gil Leal juntamente com sua equipe prestigiou a passagem de cada participante. O público que assistia atentamente ao desfile também se emocionou ao ver o exemplo de patriotismo e cidadania.
                  A aluna do CIEP Joana Costa Rodrigues, de 16 anos, disse que participa desde o C.A. desta data histórica do Brasil. “É uma ocasião bastante especial e importante para nós alunos, e este cuidado das autoridades para com nós cidadãos sulparaibanos em organizar o evento e com isso mostrar a importância do ato cívico é primordial” – disse.
         O cidadão Mauro Januário da Costa, de 51 anos, morador do centro da cidade, disse que há muitos anos acompanha as comemorações ao Dia da Independência e que é muito importante este ato cívico, pois lembra o patriotismo e o orgulho de ser Brasileiro. Disse também que suas filhas sempre desfilam. “Sempre procuro enfatizar o orgulho que elas tem que ter para com a pátria. Lembro sempre dos seus direitos, mas principalmente dos seus deveres como cidadãs. Todos os anos as incentivo a participar do desfile de 7 de setembro. Pois são atitudes como essa, que vão formá-las e torná-las adultas honestas, e cidadãs que poderão fazer muito para nosso país” – disse.
         “Paraíba do Sul tradicionalmente realiza o desfile cívico no Dia da Independência. E esta é uma prova que tanto a população quanto o prefeito cumprem o seu dever enquanto cidadãos. No dia a dia das escolas, os educadores ensinam os estudantes a cumprir com o dever da cidadania, portanto na data em que se comemora a Independência do Brasil os cidadãos vão às ruas para colocar em prática os ensinamentos” – ressaltou a secretária de Educação Adelaide Capella.
         O prefeito Gil Leal ressaltou que desfiles cívicos reforçam nos estudantes as noções de patriotismo, civismo e cidadania. “Os desfiles são momentos importantes para reforçamos junto aos estudantes as noções de cidadania, respeito e amor à pátria. Este civismo é constatado na dedicação dos participantes, que se preparam para esta importante homenagem ao Brasil”, ressaltou.
Na parte da tarde, o ato de civismo aconteceu no Distrito de Sardoal, onde um grandioso público assistiu ao desfile das escolas da zona rural, da Banda Marcial de Paraíba do Sul e da Banda do C. E. Embaixador José Bonifácio.



      A escola Esquina do Saber um exemplo de patriotismo

         A escola Esquina do Saber foi um exemplo de sabedoria e patriotismo na última sexta-feira, dia 07 de setembro, sendo a única escola particular a participar do desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência.
         A escola que esta em seu 7° ano de funcionamento, atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e neste ano de 2012, inaugurou o seu Curso Pré Universitário, que já no 1° semestre, teve 4 aprovações no vestibular.
         A escola teve o orgulho de apresentar sua comunidade escolar, que a fim de proporcionar e valorizar o cuidado com o meio ambiente, vem desenvolvendo neste ano de 2012 seu Projeto de Sustentabilidade.
         Através desta proposta, idealizada de forma simples e eficiente, acredita que a formação consciente de seus alunos desde a tenra idade e durante todo o processo de formação escolar, é a base para criar cidadãos sustentáveis, que irão garantir que as próximas gerações tenham suas necessidades econômicas preservadas, sem destruir os ecossistemas naturais, planejando e agindo com eficiência na manutenção desses ideais. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.