quinta-feira, 5 de julho de 2012

Caminhantes da Estrada Real em Paraíba do Sul

As ruas de Paraíba do Sul nesta última terça-feira, 03 de julho, foram enriquecidas com a visita das Caminhantes da Estrada Real, um grupo de Belo Horizonte composto por mulheres guerreiras, pioneiras e divulgadoras das riquezas e do turismo dos caminhos reais. O grupo faz parte da ACER (Associação das Caminhantes da Estrada Real) que é uma entidade sem fins lucrativos que promove, realiza e coordena caminhadas com grupos de mulheres no roteiro da Estrada Real. A associação que tem como Presidente fundadora Beth Pimenta, é formada por mais de 80 mulheres ilustres e atuantes em diversas áreas, que procuram sempre estimular o desenvolvimento das comunidades visitadas, atuando nas áreas de cultura, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, educação, saúde, ação social e investindo na realização de palestras que visam à conscientização sobre a importância
 que o turismo desempenha para o desenvolvimento dos municípios abrangidos pelo circuito, além disso, a ACER tem como objetivo apoiar e incentivar a cultura, os valores e modos de vida e promover ações visando à preservação e valorização de patrimônios históricos, arquitetônicos, artísticos e paisagísticos localizados nessas comunidades.
O grupo realizou uma caminhada de 10 km entre Inconfidência (Sebollas) até Fagundes. Durante a caminhada visitaram o Museu Sacro Histórico de Tiradentes, e na parte da tarde, o grupo visitou o Centro Cultural Maria de Lourdes Tavares Soares, na Estação Ferroviária. Na ocasião, como marco da visita ao município, o grupo presenteou a cidade com uma placa que ficou fixada no Centro Cultural. No Cinema Popular Nívea Stelmann, o grupo conheceu um pouco mais da história de Tiradentes pelo município através do historiador Luis Coelho. Durante o encontro, Lígia Vaz presenteou o grupo com um documento relatando a história de Paraíba do Sul. Em seguida, o grupo foi conhecer uma das mais belas atrações turísticas da cidade, o Parque das Águas Minerais, Salutaris. O Blog Paraíba do Sul Agora parabeniza a presidente da Fundação Cultural, Lígia Vaz, uma autêntica anfitriã que fez as honras da casa, numa demonstração de amor e carinho pelo cargo que exerce, acompanhando o grupo durante sua estadia e a todas as mulheres pertencentes a este belo projeto que possui nobres objetivos para cada lugar que passa.








































Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.