quarta-feira, 27 de junho de 2012


Projovem Trabalhador de Paraíba do Sul realiza aula inaugural
 

Com a presença do prefeito Gil Leal, o Programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã teve sua aula inaugural, realizada na noite desta quinta-feira (21/06), no Clube Social.
O Programa é fruto da parceria com o Governo Federal através do Ministério do Trabalho, com a Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul, junto a Secretária de Bem Estar Social, que tem como objetivo ampliar oportunidade profissional aos jovens preparando e proporcionando a chance de inserir-los no mercado de trabalho.
A mesa de abertura foi composta por varias autoridades dentre as quais o prefeito Gil Leal, o Coordenador Municipal do Projovem Trabalhado, Mauro Sérgio Medeiros Teixeira, o presidente da Empresa Executora do Projovem Trabalhador do Município, Francisco Morbeck e representando a câmara de vereadores, o vereador Francisco de Assunção Ribeiro (Chiquinho).
O primeiro a fazer uso da palavra foi o coordenador do programa Projovem, Mauro Sérgio Medeiros Teixeira, logo após o vereador Chiquinho, a seguir o prefeito Gil Leal, e por último o presidente da Empresa Executora do Projovem Trabalhador do Município, Francisco Morbeck.
A solenidade foi conduzida pela Secretária de Bem Estar Social Thainá Lopes, e contou também com a presença dos secretários municipais, assessores, coordenadores, funcionários da equipe da prefeitura, alunos do programa e familiares.
Participa do programa jovens desempregados com idade entre 18 e 29 anos, membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo, sendo que os mesmos cursam ou já concluíram o ensino fundamental ou ensino médio.
A iniciativa tem como objetivo estimular e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social, e visão empreendedora para os 500 jovens sul-paraibanos. O município executará a capacitação nas áreas de administração, alimentação, vestuários, turismo e hospitalidade, saúde, madeiras e móveis, metalmecânica, serviços pessoais, e transporte.
Os jovens para se capacitar na área a qual escolheram deverão passar por 100 horas/aulas de qualificação social e 250 horas/aulas de qualificação profissional. Todos os alunos receberão bolsa auxílio de R$ 100,00 mensais durante seis meses, mediante da comprovação de 75% de freqüência nas aulas no mês, e que não recebam auxilio de outros Programas do Governo Federal. Terão também o direito de vale transporte os jovens que residirem a mais de 1,5 km do local do curso, lanches todos os dias, além de ter o direito a seguro de vida, duas camisas com identificação do curso, material didático, kit estudantil contendo mochila, caderno, caneta, lápis e borracha.
No próximo dia 25 de junho, as aulas se iniciam na sede do Programa no bairro da grama, com as aulas na sua maioria teóricas, podendo haver também aulas práticas, que a quantidade estará relacionada a cada tipo de curso. A equipe técnica do Projeto irá indicar para as vagas de emprego os alunos que obtiveram melhor aproveitamento nos cursos. Há obrigação de inserção é de pelo menos 30% dos alunos no mundo do trabalho.
“É um momento muito importante para a vida dos jovens sul-paraibano, e para o município de Paraíba do Sul. Estamos trabalhando priorizando a educação dos jovens do nosso município. Tem muitas empresas se instalando na região, e com o curso do Projovem, saíram grandes técnicos prontos para ingressar no mercado de trabalho. Estou feliz, pois a formatura dos alunos do Projovem fechará com chave de ouro a minha administração” – finalizou o prefeito Gil Leal. 
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.