terça-feira, 29 de maio de 2012


Secretária de Educação realizou 1° dia temático sobre

O Valor da Leitura “Projeto Amigos da Escola”

Aconteceu na última sexta-feira, 18 de maio, na Escola Municipal Irmã Montedônio, o primeiro dia temático “Projeto Amigos da Escola”, promovido pela prefeitura de Paraíba do Sul, através da secretaria de Educação, em parceria com a TV Rio Sul, que mobilizou a comunidade escolar, pais, professores e alunos com ações diversificadas com o tema “O valor da leitura”, com ênfase ao sub-projeto “Música na Escola”.
O evento reuniu mais de 400 pessoas, entre estudantes, profissionais de ensino, voluntários e pessoas da comunidade. No desenvolvimento das atividades, puderam conhecer também, os projetos pedagógicos, parcerias e a forma de gestão da escola. Com uma gestão democrática e participativa, a escola promoveu o intercâmbio de conhecimentos, participação ativa dos alunos e comunidade enriquecendo as oportunidades de aprendizagem.
“A conexão escola – família na comunidade ajuda a reduzir a evasão e criar um dia escolar mais harmonioso, ampliando as possibilidades educativas” - ressaltou a diretora Lenise Nunes Ferreira de Melo.
Alinhando ao tema dos Amigos da Escola 2012 “O valor da leitura” foi realizado atividades que fazem parte do projeto chamado “Viajando na Leitura e na Escrita”. Houve participação direta da turma do 8º ano da Escola Municipal Irmã Montedônio, realizou uma apresentação especial trabalhando a música como momento prazeroso e buscando futuros talentos.
As experiências apresentadas com foco a “Música na Escola” contaram com a participação especial da Banda Contemporânea de Três Rios, que movimentaram o evento, deixando alunos comunidade escolar e pais radiantes. Houve também apresentações teatrais como “O Caso do Espelho” de Ricardo Azevedo, teatro de fantoches com a renomada Walnice Capella, a qual enriqueceu as atividades com beleza e talento.
Na avaliação dos diretores Lenise Nunes e Walmir Fernandes “O projeto foi uma excelente oportunidade para apreciar os talentos tanto para os estudantes, seus familiares e a comunidade, quando par a o próprio corpo docente da escola que participaram e promoveram o evento escolar”.
Tudo isso, reforça a importância da integração da escola como uma das estratégias mais indicadas para melhorar as condições da aprendizagem e a qualidade da educação do nosso município – ressaltou a secretária de Educação Adelaide capella.