terça-feira, 8 de maio de 2012


Agroecologia é destaque em Paraíba do Sul
 
O município de Paraíba do Sul está se transformando em referência estadual no setor de agroecologia. Com o apoio do DEAGRO, setor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e da EMATER-RIO, vários produtores estão iniciando a transição do processo de produção convencional para o agroecológico.
            Com o intuito do orientar produtores e difundir informações, o engenheiro agrônomo, Gerente Técnico de Olericultura da EMATER-RIO foi convidado a vir ao Sítio São Judas Tadeu, localizado em Rio Manso, propriedade de Adyr Veiga Lisboa Filho, onde a produtora e Diretora Administrativa da Cooperativa de Agricultores Familiares de Paraíba do Sul Ltda (COOAFA), Ângela Márcia Novais possui lavouras orgânicas de alface, cheiro verde e agrião com as quais abastece a merenda escolar sul paraibana. São produtos de excelente qualidade tratados com fórmulas alternativas, sem uso de agrotóxicos, garantindo a sanidade dos produtos.
            Na ocasião, o Gerente Técnico Rogério falou sobre as oportunidades do mercado, a importância de desenvolver lavouras agroecológicas e a respeito das linhas de financiamento para o produtor rural. Ressaltou também a importância da parceria do poder público municipal com o estadual para beneficiar o produtor, que deve aproveitar as oportunidades oferecidas principalmente por meio da formalização da COOAFA.
            O Governo Municipal apóia esta cadeia produtiva investindo em feiras itinerantes, na construção do futuro mercado do produtor, onde estes produtos serão comercializados diretamente ao consumidor final e também a atacado para revenda, além de disponibilizar máquinas para o preparo da terra, contribuindo para diminuir o custo de implantação da lavoura. Juntamente com o poder público municipal, o Governo Estadual contribui por meio da transferência de tecnologia e de programas estruturais como Estradas da Produção, que visa recuperar estradas deixando-as em perfeitas condições para o escoamento da produção.
            Participaram da visita, além do Gerente Técnico da EMATER-RIO, Rogério Faulha e dos produtores Adyr, Ângela, Ademir Carius, Bruno Lima e sua mãe, Tânia, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luiz Carlos Garrido Júnior, a Diretora do DEAGRO, Maria Fernanda Cunha de Andrade, o Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal, Geraldo Dias Filho e o Técnico da EMATER-RIO Pedro Paulo Florenzano Soares Júnior.
            A visita foi extremamente produtiva, as informações serão repassadas aos produtores da COOAFA em assembléia e servirão de estímulo à produção orgânica, uma vez que esta representa um mercado promissor e valorização do trabalho agrícola.
            Para maiores informações, o produtor deve procurar o DEAGRO, localizado à Praça Marquês de São João Marcos, 06, Sobreloja, Centro, telefone (24) 2263-8695, ou a EMATER-RIO, localizada a Rua Visconde da Paraíba, 106, Centro, telefone (24) 2263-8788, ambos em Paraíba do Sul.