terça-feira, 10 de janeiro de 2012


“Mascara de Folia de Reis” no Theatro Municipal Mariano Aranha


Na abertura da exposição aconteceu à apresentação da Folia de Reis “Jornada Tradição do Oriente” que emocionou o público presente. A amostra segue até o dia 13 das 9 as 18hs

Na noite da última quinta-feira (05) o Theatro Municipal Mariano Aranha viveu um grande momento de manifestação cultural e religiosa com a apresentação da Folia de Reis “Jornada Tradição do Oriente” na abertura da exposição “Mascara de Folia de Reis” que está acontecendo no foyer do teatro.
O acervo da exposição é composto por mascaras de palhaços que fazem parte das Folias de Reis que foram confeccionados pelos alunos da rede pública de ensino, professores de arte e artesãos de Paraíba do Sul, que frequentaram a oficina de Arte e Tradição ministrada pelo artista plastico Wilii de Carvalho.
No Brasil, principalmente no interior, acontecem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência das origens européias da celebração, mas que adotaram formas e expressões locais na música, na dança e nas orações, dependendo da região do país.
A manifestação religiosa e cultural acontece entre primeiro e seis de janeiro, quando as chamadas "companhias" vão de casa em casa cantar os seus versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda.
Em Paraíba do Sul a tradição é muito comemorada, com varias folias, seus componentes circulam pelas ruas da cidade e da zona rural. Na noite de ontem, o ponto alto da manifestação cultural religiosa pelas ruas da cidade, foi á participação na abertura da exposição, com um grande público nos jardins e foyer do teatro. A exposição segue até o dia 13 e a visitação é das 9 as 18h

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.