domingo, 20 de novembro de 2011

Prefeitura de Paraíba do Sul, em parceria com o SEBRAE-RJ e a EMATER-RIO finaliza a implantação do Projeto Piloto do PAIS.

 Com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e ampliar a renda dos produtores que sobrevivem da atividade rural está sendo viabilizada, em Paraíba do Sul, a implantação do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).
O município foi beneficiado com este projeto devido a um convênio assinado entre a Prefeitura e o SEBRAE-RJ, parceiro que viabiliza o financiamento dos kits que são entregues gratuitamente aos produtores para o início da produção.
O projeto PAIS é uma tecnologia social de baixo custo que visa o manejo agroecológico da produção. O modelo convida os produtores ao desenvolvimento sustentável, estimulando a agricultura orgânica por meio de um processo produtivo sem uso de agrotóxicos e apoiando o manejo adequado dos recursos naturais, incentivando a diversificação da produção e evitando o desperdício de alimentos, água e energia.
Cerca de 30 famílias serão beneficiadas em Paraíba do Sul recebendo o kit PAIS que possibilita a estruturação de todo o sistema de irrigação e a montagem de um galinheiro. Nas unidades PAIS são cultivados pelos agricultores, em um mesmo ambiente, os mais diversos tipos de hortaliças, legumes, carnes, ovos e frutas.
Aos beneficiados, o PAIS prevê o incentivo ao associativismo, assistência técnica para os produtores, capacitação em empreendedorismo e técnicas de vendas, além de consultorias para certificação dos produtos, desenvolvimento de uma embalagem e a implantação de uma feira voltada para comercialização da produção.
O Projeto Piloto teve sua implantação finalizada em 19 / 11, na propriedade Sítio Recreio, em Werneck, do produtor Mário Sérgio Cordeiro Leal. Na ocasião, estiveram presentes, além dos demais produtores que serão beneficiados, a equipe do SEBRAE-RJ, técnicos da EMATER-RIO, em especial, o técnico responsável pela propriedade, Pedro Paulo Florenzano Júnior, a diretora do DEAGRO, Maria Fernanda Cunha de Andrade, o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luiz Carlos Garrido Júnior, o vereador Marcinho e o Vice Prefeito Canela.
Parabéns ao Mário Sérgio, que aceitou iniciar esse projeto e a todos os demais produtores que acreditam no mesmo. Fica o agradecimento ao SEBRAE-RJ que é o principal parceiro desta empreitada. A Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul apóia essa idéia e, por meio do DEAGRO, se coloca à disposição para maiores informações.











































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.