sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Paraíba do Sul comemora dia Mundial do Diabetes

A Prefeitura do município através da Secretaria de Saúde comemorou a data com palestras e exames preventivos a doença

Dia 14 de novembro foi instituído como o Dia Mundial do Diabetes. Para marcar a data a Secretaria Municipal de Saúde de Paraíba do Sul realizou na manha desta sexta feira (18) uma grande ação no Centro de Atenção ao Idoso com a participação das equipes do NASF. No local foi realizado o monitoramento de glicemia e da pressão arterial, além de palestras focadas na educação e prevenção da doença, com o Cardiologista Drº Walter Lavinas, o Endocrinologista Drº César Rodrigues e a Nutricionista Patrícia Areias e finalizando o Educador Físico Wladimir Guedes.
Os presentes participaram também de um café da manhã com frutas, sucos e produtos light.
         “O intuito deste trabalho é orientar a população, informando sobre os cuidados que o diabético precisa ter para manter a doença controlada”, ressalta o Secretario de saúde Emilson Geraldo de Oliveira, acrescentando que a informação é um importante instrumento para a prevenção e tratamento da doença. Já o Dr.César lembra que a data também visa chamar a atenção das pessoas para a importância de cuidados como o controle da alimentação e a prática de atividades físicas, capazes de prevenir e controlar o diabetes. Ele acrescenta ainda que os problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral é as maiores causas de mortalidade no diabético, o que é lamentável, já que é possível evitar esses problemas com prevenção.
 O Ministério da Saúde estima que aproximadamente 4% da população adulta seja diabética. A Secretária de Saúde de Paraíba do Sul tem um programa que acompanha os diabéticos e hipertensos do município.   
 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.