terça-feira, 15 de novembro de 2011


Umbanda completa 103 anos!
Uma religião 100 % brasileira
   
Texto: José Carlos Gonçalves

A religião Umbanda completa no dia 16 de Novembro, 103 anos de existência. Apesar de milhares de seguidores e simpatizantes a Umbanda ainda nos dias de hoje sofre preconceitos e perseguições.
A religião Umbanda é 100% brasileira e Fluminense, foi fundado no dia 16 de Novembro de 1908, na cidade de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro por Zélio Fernandino Moraes e pelo seu protetor espiritual “Caboclo Sete encruzilhadas”. Desde sua fundação, a religião umbandista vem crescendo a cada dia se colocando com respeito na sociedade brasileira. Sua base esta solidificada dentro dos preceitos bíblicos, cultiva, ama e respeita a natureza. Com a filosofia, “fazer o bem sem olhar a quem,” a Umbanda seque os ensinamentos de Jesus, estendendo as suas mãos aos semelhantes na pratica da caridade.  “A Umbanda é uma religião seria para quem é serio.” No dia19 de Dezembro (sexta Feira) de 2003, foi fundada a Faculdade de Teologia Umbandista reconhecida pelo MEC que fica localizada na AV. Santa Catariana em São Paulo-SP.   
Paraíba do Sul, terra dos índios e dos escravos
O município de Paraíba do Sul no estado do Rio de Janeiro teve a sua fundação graças á povoação dos indígenas que habitavam o vale do Paraíba do Sul, que contribuíram com o explorador de esmeralda Garcia Paz Leme, (fundador da cidade) na descoberta do caminho novo “Rio - Minas”. Este maravilhoso município de aproximadamente cinquenta mil habitantes se desenvolveu graças também ao trabalho escravo dos negros, nos plantios agrícolas como o da cana de açúcar, do café e da pecuária. Neste município existem inúmeros seguidores da religião umbandista, com vários núcleos espirituais espalhados por toda cidade. Há quem afirma que o movimento progressista espiritualista no município e região, deve-se aos espíritos iluminados desses negros e indígenas (caboclos), que continuam atuando na esfera espiritual em beneficio da povoação das cidades do vale do Paraíba.
Em homenagem aos 103 anos da religião Umbanda, nossa reportagem visitou o respeitado Terreiro Dois Irmãos Unidos localizado na AV Dr. Randolfo Pena no bairro do Jatobá, em Paraíba do Sul RJ que está completando em 2011, 37 anos de existência. Presidida pelo Babalorixa Nelson Tavares, o Terreiro conta com centenas de médiuns. Suas reuniões acontecem todas as Quartas Feiras em homenagem aos Caboclos e as Sextas Feiras em homenagem aos pretos velhos, as reuniões tem inicio as 19 h. A presença de nossa reportagem aconteceu numa Quarta Feira a noite quando fomos recebidos pelo caboclo Rosa Branca, que atuava no médium  Nelson Tavares, na oportunidade este iluminado protetor realizava um  belo trabalho espiritual aplicando massagens oriental com duas pedras as mãos e constatamos que as pessoas saiam do recinto apropriado aliviados de suas dores. A sede do Terreiro estava lotado, conversamos rapidamente com algumas pessoas e todas foram una mines em afirmar que ali acontece benefícios diversos e o mais importante que nada se cobra em troca.    
































Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEU NOME NO COMENTÁRIO PARA QUE ELE SEJA ACEITO. Antes de ser publicado, seu comentário será lido pela administração do nosso portal para que possamos assegurar que não exista nenhum tipo de palavreado chulo, de baixo calão, denúncia sem prova, críticas desnecessárias ou quaisquer tipo de difamação ou calúnia. Caso seu comentário venha contribuir para a formação de opinião dos nossos leitores, ele será aceito e postado na íntegra.